Conheça nossos lançamentos. Agora mesmo!

Artigo

Blog Single

Como fazer um bom sorvete? Mestres sorveteiros contam os seus segredos

As primeiras receitas de sorvete foram criadas em 250 A.C., com os chineses misturando polpas de frutas e neve para servir aos seus imperadores. De lá para cá, muita coisa mudou: novos sabores, texturas, formas de fazer e hábitos de consumo surgiram ao longo dos anos o sorvete não deixou de ser um dos aliementos mais amados no mundo inteiro.

De crianças a adultos, é raro encontrar alguém que não goste dessa delícia gelada nos seus mais variados sabores. Mas ainda existem profissionais quem não sabem como fazer um bom sorvete. A falta de conhecimento na arte da "gelateria" pode levar a más escolhas, o que acaba prejudicando a qualidade do sorvete.

Pensando nisso, a Foodbase conversou com quem é especialista no assunto para descobrir quais são as características essenciais para produzir um sorvete de primeira qualidade. Cada profissional da área tem os seus segredos para tornar as suas receitas únicas, mas sempre existem alguns pontos em comum, então separamos algumas dicas para que você possa melhorar a sua produção.

Como um bom sorvete tem que ser?

Um bom sorvete, seja ele um gelato ou um sorbet, possui cremosidade e textura agradáveis. Sabe quando você come a sobremesa e ela derrete na boca? Esse é o padrão desejável para os sorvetes. Para alcançar esse resultado, o mestre sorveteiro e gestor da Foodbase, Plínio Frabetti, definiu quatro itens indispensáveis na hora de fazer a sua produção. Ficou curioso? Confira:

#1. Escolha de matéria-prima confiável

O primeiro passo para um sorvete mais gostoso é ter certeza que o produto que chega nas suas mãos é de qualidade. Para isso, é preciso escolher bem as frutas, polpas e mesclas e saber a origem dos produtos utilizados no preparo. É essencial conhecer o cuidado que o fornecedor tem com as frutas e se há higienização adequada. Por isso, a Foodbase se preocupa com a procedência das matérias-primas que utiliza e com o padrão de qualidade.

O mestre "gelataio" italiano Riccardo Serra, da Gelateria La Tosca Torino em Turim na Itália, concorda. Para ele, o ideal são ingredientes genuínos e de altíssima qualidade, como leite e creme de leite frescos e açúcar adensado naturalmente, sem que seja adicionada gordura. Já os cremes de frutas devem contar com água, fruta fresca e bem selecionada, além de serem rigorosamente sem leite e derivados. Ele também destaca: usar frutas da estação pode ser ainda melhor!

#2.Equipamento bem regulado

Não são só os ingredientes que fazem um sorvete de boa qualidade. Também é preciso ter cuidado com as ferramentas usadas no preparo. Além de ser uma boa indicação optar por modelos mais novos, também é indispensável fazer uma manutenção periódica para deixar o equipamento sempre em suas melhores condições de produção.

#3.Estudo de balanceamento dos produtos

Para criar sorvetes perfeitos com sabores que serão lembrados e almejados pelos clientes, é necessário criar um padrão próprio para cada produto. Por isso, é importante entender a quantidade certa de cada ingrediente utilizado no preparo dos sorvetes para que não falte e nem sobre nada em seu sabor. Usar a quantidade errada de açúcar, água ou base pode prejudicar a qualidade da sua produção.

#4 Criatividade para desenvolver novas receitas

Diversificar na hora de criar as suas sobremesas é sempre uma ótima opção. Além dos favoritos dos seus clientes, a criação de novos tipos e sabores de sorvetes é primordial para manter a qualidade da sua produção. Você pode se inspirar em nossas receitas. Acesse aqui!

Tem sempre alguém buscando por uma experiência nova! A criatividade, aliada ao profissional que sempre se atualiza e quer descobrir novos produtos e tecnologias, é o toque final para produzir um sorvete diferenciado. Você pode, por exemplo, adicionar, mesclas de chocolate, de diferentes sabores para criar novas receitas e diversificar o seu sorvete.

Para finalizar, vale dizer que também é importante aliar todas essas dicas à um preparo rápido e a boa apresentação do produto. Por isso, utilizar bases semiprontas pode ser uma boa alternativa.

As bases da Foodbase são completas e vão te ajudar na otimização da sua produção e também a manter um padrão de qualidade superior em seus sorvetes.

Para sorvetes com base leite: FBL (Forte Base Leite) e FBLZ (Forte Base Leite Zero Açúcar).

Já para produzir deliciosos cremes de açaí e outros cremes de frutas prove o FBF (Forte Base Frutas). Além de completa o FBF é personalizável de acordo com a sua necessidade.

Agora que você já descobriu as nossas dicas, chegou a hora de botar a mão na massa e produzir bastante sorvete! A Foodbase também quer conhecer os seus truques de mestre sorveteiro, então deixe a sua dica aqui nos comentários!