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Sorvete e inverno: 5 dicas de ouro para usufruir ao máximo deste período

Atualizado em Maio de 2020

Apesar do Brasil não apresentar invernos rigorosos, as temperaturas mais amenas refletem diretamente na baixa do consumo de sorvetes. Isso, geralmente, está ligado a uma questão cultural, já que nós brasileiros temos o costume de tomar sorvetes como uma forma de nos refrescarmos, ao contrário do que acontece em outros países, como a Itália.

Você, dono de sorveteria, principalmente das regiões sudeste e sul do Brasil, onde o frio se faz mais presente, já deve ter sentindo no bolso as baixas vendas desta época.

Essa mudança de clima pode parecer muito ruim, mas é um período que pode trazer várias oportunidades. É necessário saber desfrutá-las! Confira 5 dicas para vender mais sorvete no inverno.

Dica 1: ADAPTE O SEU CARDÁPIO PARA O OUTONO-INVERNO

A primeira ação prática e imediata que pode refletir em um aumento das vendas neste período é a mudança ou adaptação do cardápio.

Oferecer os mesmos sabores do verão durante as épocas mais frias pode não ser a melhor estratégia, já que as necessidades do nosso corpo mudam. Nessa época, estamos mais propensos a consumir alimentos mais quentes e calóricos.

Vale ressaltar que, antes de mudar o menu, é sempre bom estar atento ao que os seus clientes mais gostam. Para isso, conversar com eles ou, melhor ainda, fazer uma pesquisa para saber as suas preferências é de grande ajuda para que o cardápio tenha um sucesso garantido.

LEIA TAMBÉM:COMO CRIAR UM CARDÁPIO DE SORVETERIA PROFISSIONAL E QUE VENDA MAIS.

Dica 2: COMBINE SORVETES E AÇAÍ COM...

Sorvete de cappuccino com choconutte.

A grande questão na mudança de cardápio é: como mudá-lo?
Uma sugestão é oferecer sorvetes e shakes de frutas típicas da época acompanhados de algum item quente, como géleias e caldas de chocolates. A combinação café, chocolate e sorvete no inverno também pode ser uma ótima opção.
Você também pode rechear as casquinhas com creme de avelã ou chocobombom por exemplo e ainda faça fondue de frutas.

Dica 3: ATUALIZAR, EXPERIMENTAR E PLANEJAR



Para você sorveteiro, o inverno é a época ideal para iniciar os preparativos para o próximo verão. Isso significa que é o momento perfeito para se atualizar - fazer novos cursos, aprender novas técnicas e se profissionalizar ainda mais. Participar de feiras do setor, como a Fispal, é o ideal para você ter ideia de como pode se diferenciar no mercado.

Experimente! Saia da zona de conforto! Atualmente o consumidor muda muito rápido. As pessoas sempre querem novidades. De acordo com as pesquisas da Mintel os brasileiros são pioneiros quando o assunto é inovar no setor de alimentos. Para estar ao passo, conhecer e testar novos produtos e sabores pode ser determinante para a sobrevivência da sua sorveteria.

Planejar é sempre a melhor prática! Planeje testes dos novos produtos para os seus clientes e datas para colocá-los em prática. Planejar investimentos e estabelecer metas a serem alcançadas no próximo verão vai te ajudar a ter parâmetros de comparação no próximo inverno e assim avaliar se seus esforços estão valendo a pena ou não. Documente tudo para que você não se esqueça do que planejou.

DICA 4: FOCO NA EXPERIÊNCIA - INVISTA EM NOVOS EQUIPAMENTOS E NO DESIGN DO AMBIENTE

Claro que, se você se programou direitinho no ano anterior, esse é o momento para comprar aquele equipamento que falta ou fazer uma reforma para melhor atender aos seus clientes. Por geralmente ter menos público é a época perfeita. O ideal é que a reforma seja feita com o objetivo de oferecer uma melhor experiência para seus clientes.

A dica dos designers de ambientes é criar um ambiente convidativo, aconchegante e que desperte o interesse de quem entra na sorveteria, com cores e texturas dispostas harmonicamente. Tem que ajudar o cliente a "comer com os olhos".

A experiência de estar em um ambiente bem pensado é ainda mais positiva se as pessoas puderem interagir, seja na escolha do sabor do próximo mês ou na sugestão de novos sorvetes. Use a criatividade e crie um diferencial.

DICA 5: UTILIZE AS REDES SOCIAIS A SEU FAVOR: PROMOVA-SE!

Essa dica vale para o ano todo, mas especialmente no inverno é preciso investir ainda mais. É importante ter um perfil nas redes sociais. Caso ainda não tenha, crie! Sempre convide e ofereça a todos que entram na sua sorveteria para curtir a sua fanpage e te seguir no Instagram.

Vale dizer que nas redes sociais é melhor não ser o chato que só fala de como o seu sorvete é bom. O ideal é diversificar os conteúdos. Por exemplo: você pode criar um post sobre o novo menu de inverno e outro para levar conhecimento ao cliente, dando informações e dicas úteis sobre como a sobremesa no inverno pode ser benéfica.

Resumindo:

  • 1.Mude e/ou adapte o cardápio!
  • 2.Combine sorvete com... confeitaria, chocolates quentes, etc..
  • 3.Atualize-se! Experimente e faça um bom planejamento.
  • 4.Foco na experiência - invista no ambiente.
  • 5.Utilize as redes sociais a seu favor: Promova-se!

Estas são 5 dicas, mas são amplas as possibilidade para que esse período não seja ruim. Coloque-as em prática e compartilhe a sua experiência. Tem alguma outra prática que você já fez nessa época e que deu muito certo ou errado? Tem alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários! Vamos ficar felizes em ajudar. Até a próxima!