Como criar um cardápio de sorveteria profissional e que venda mais?
O cardápio de sorveteria é como uma vitrine do estabelecimento e permite que o consumidor não só conheça os seus produtos, mas consiga visualizar alguns deles por fotos, entender a composição de cada um e, claro, saber quanto terá que pagar por eles.
Indo além da gráfica, para criar o cardápio ideal é preciso, antes de tudo, definir a sua estratégia de negócio. Qual é o tipo do seu estabelecimento? É uma sorveteria? Uma açaiteria? Existem várias opções e o primeiro passo é saber qual será o foco.
Com essa parte definida, fica mais fácil decidir qual será o modelo de negócios: o cliente irá se servir ou será servido? Existe ainda o modelo híbrido, que oferece os dois. Neste caso, tem-se uma alternativa mais rápida, o self-service, e também opções mais elaboradas, à la carte e expresso. Essa é uma boa forma de satisfazer e fidelizar o público.
Agora que as estratégias já estão montadas, é hora de pensar em como será o cardápio de sorveteria ideal.
Como criar um cardápio profissional e que venda mais?
Para que você possa definir de forma mais adequada o menu da sua sorveteria, separamos algumas dicas para você acertar na hora de defini-lo.
Estude o mercado
Conheça a sua área de atuação. Quem são os concorrentes? Como é a região que a sua sorveteria está? Qual tipo de público você pretende alcançar? Pode parecer óbvio mas muitos empreendedores da área ignoram esse quesito e acabam pecando na realização de um cardápio que encante o potencial cliente da sorveteria.
Menos é mais
É preciso pensar na capacidade de produção do seu negócio. Se for iniciante no ramo e tiver pouco dinheiro para investir, prefira oferecer menos sabores, que sejam bons e surpreendentes, do que muitas opções, que pequem na qualidade. Analise o que a estrutura física do seu estabelecimento, os equipamentos e a mão de obra conseguem produzir.
Cardápio inclusivo
Há uma tendência de mercado em produtos free, seja sem açúcar, lactose ou glúten. Além do açaí, é interessante adicionar algumas opções, como sorvetes e picolés, que façam parte desse grupo. Por que é tão difícil fazer sorvete e açaí sem açúcar? Entenda.
Taças elaboradas
Opções bonitas visualmente e de sabores surpreendentes são bastante atrativas. Taças bem decoradas e caprichadas chamam a atenção e são boas alternativas ao self-service. Nesses casos, ofereça sabores exclusivos à la carte, como, por exemplo, Yogurt italiano com açaí ou açaí com leite ninho na casquinha.
Varie o cardápio
Além do menu fixo, ofereça opções de acordo com a estação. Se é verão, há tendências para essa época. Já no inverno existem outras necessidades (veja aqui!). Optar por frutas sazonais também é uma forma de diversificar e baratear a produção. Outra dica é criar sabores exclusivos para cada mês. Deixe que os clientes ajudem votando em seus sorvetes favoritos.
Defina a especialidade da casa
Mesmo oferecendo várias opções, é recomendável escolher a sua especialidade. Se é uma açaiteria, então o açaí precisa ser o mais gostoso. Ofereça variações dele, como apresentações e combinações diferentes: na taça, na barca, no brioche, no churros, com confeitos e etc.
Faça testes
Antes de chegar à versão final, anote todos os testes que você fez, incluindo os ingredientes e a forma de fazer. Registre também os resultados e o feedback dos clientes. Só assim é possível saber que se chegou na melhor versão do produto e como repetir a receita de sucesso. Veja dicas para um bom sorvete e açaí.
Seja flexível
Tamanhos diferentes de um mesmo produto agradam mais pessoas e possibilitam que elas escolham de acordo com a vontade e com o valor.
Outra forma de fidelizar o cliente é permitir que ele possa substituir alguns ingredientes da sobremesa ou montar a sua própria versão sem pagar mais por isso.
Com o cardápio pronto é só colocá-lo em prática e observar as reações dos seus clientes. Repare quais produtos não são pedidos com frequência, converse com o seu público para entender o porquê e corrija o que for necessário.
Se mesmo assim ele não for bem aceito, não tenha receio de tirá-lo do cardápio. É com o tempo, com a experiência e com o feedback do público que se alcança o sucesso.
Veja também a parte 2 sobre como montar um cardápio que venda mais!
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