Do planejamento ao marketing: 6 dicas para a sua sorveteria no verão
Com a chegada das altas temperaturas, é preciso preparar a sua sorveteria para o verão, afinal é nessa época que o brasileiro mais gosta de tomar sorvetes, cremes de açaí e outros gelados comestíveis.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (Abis), as vendas de sorvete crescem dois dígitos nos meses mais quentes. É a oportunidade para impulsionar ainda mais o seu negócio: a demanda já existe, é preciso planejamento e criatividade para atendê-la.
Pensando nisso, nossa equipe reuniu 6 dicas que vão ajudar a sua sorveteria a vender ainda mais durante o verão. Confira!
Como aumentar as vendas da sua sorveteria no verão?
1) Agilidade na produção
Produzir com rapidez e qualidade é um desafio das sorveterias durante o ano inteiro, mas, com o aumento da demanda nos dias mais quentes, a agilidade é ainda mais necessária.
É preciso ter fornecedores que não vão te deixar na mão. Além disso, trabalhe apenas com empresas que te forneçam produtos cuja origem você pode confiar para não comprometer a segurança dos alimentos.
Leia também: Criatividade e rapidez no preparo de sorvetes: conheça as bases semiprontas da Foodbase
2) Sabores exclusivos e cardápio inclusivo
Inovar no menu de produtos oferecidos é essencial o ano inteiro.
É provável que quem queira se refrescar vá buscar uma sorveteria, mas por que ele deve ir até a sua?
Essa deve ser a sua maior preocupação! Novos sabores são excelentes formas de despertar o interesse de novos clientes e, até mesmo, renovar aqueles que já conhecem seus produtos.
Se você iniciou o teste de novos sabores no inverno, como aconselhamos aqui, agora é o momento de consagrá-los.
Fique atento às tendências da época e use a sua criatividade para surpreender!
Não esqueça de sempre adicionar ao cardápio opções para pessoas com restrições alimentares, como veganos, intolerantes à lactose, diabéticos, entre outros.
3) Design do ambiente apropriado para o verão
A sorveteria precisa despertar no cliente a vontade de estar lá dentro. Para isso, é essencial projetá-lo de uma forma que chame a atenção pelo visual, ofereça conforto e torne a experiência de degustar um sorvete mais prazerosa.
O ponto de venda, além de um design de interiores bem estudado, deve trabalhar "gráficas" promocionais apresentando os sabores, produtos ou promoções do mês.
É bom pensar também na climatização do ambiente.
A pessoa pode se sentir seduzida a entrar no estabelecimento pelo frescor que um ar condicionado em um dia quente. Mas, cuidado: ela já vai se refrescar com o sorvete, então não deixe o ambiente frio demais!
4) Planejamento e Marketing
A forma como a sua sorveteria é vista precisa de uma atenção especial. Para que seja mais eficaz é necessário planejar suas ações de marketing.
Invista em materiais de divulgação dos seus produtos, desde embalagens, cardápios e cartazes até posts para o site e redes sociais.
Faça boas fotos e vídeos dos seus produtos (primeiro comemos com o “olho”!). É sempre bom contar com profissionais da área para uma consultoria e orientação sobre como criar esses materiais.
Promoções como cartão fidelidade ou incentivo para trazer amigos e ganhar descontos também são ótimas táticas de marketing. Acompanhe o que a concorrência faz para ver o que pode dar certo ou não para o seu público, mas nada de copiar! Cada solução tem que ser pensada para o seu negócio de forma a diferenciá-lo no mercado.
5) Merchandising no ponto de venda
O ato de comprar um sorvete muitas vezes é impulsivo, ou seja, a pessoa é seduzida por algo que viu, sentiu ou ouviu.
Sendo assim, é muito importante planejar ações que chamam a atenção das pessoas para o ponto de venda (PDV).
Anuncie boas promoções na fachada da sorveteria (cuidado para não poluir!). Destaque alguns produtos, posicionando-os em um lugar que desperte a curiosidade. Deixe itens complementares à vista do cliente, como coberturas, caldas, toppings e outras sobremesas.
6) Aprendizado com os erros
A melhor maneira de entender o seu cliente e o nível de satisfação dele com os seus produtos é observar como foram os últimos verões da sorveteria.
Avalie o que foi feito nos outros anos, como os investimentos no ambiente, no marketing e no merchandising, os sabores preferidos dos clientes e o número de curtidas e comentários em posts nas redes sociais.
Ouça o que o seu cliente tem a dizer e trace metas a serem cumpridas neste verão!
E você, o que costuma fazer durante o verão para promover a sua sorveteria? Já tentou alguma coisa que deu errado? Conta para a gente aqui nos comentários!
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