Conheça nossos lançamentos. Agora mesmo!

Artigo

Blog Single

Criatividade e rapidez no preparo de sorvetes: as bases para sorvete

Quem possui uma sorveteria sabe bem o quão complexa é a produção de um bom sorvete. Além de ingredientes de primeira e de máquinas bem reguladas, o balanceamento correto dos elementos requer uma verdadeira precisão científica.

Muitas vezes quem produz os sorvetes é também quem administra, atende, cuida do marketing e faz uma série de outras funções que acabam roubando o tempo que se teria para aperfeiçoar a técnica e melhorar o empreendimento.

Com o passar dos anos e com as novas tecnologias, não só os tipos e os hábitos de se tomar sorvete mudaram, como também a forma de prepará-lo.

A criação de novas máquinas foi um grande passo, mas não era o suficiente. Desenvolver bases semiprontas passou a ser mais um método para economizar ainda mais tempo e aumentar a produção.

Acredita-se que as bases semiprontas para sorvetes surgiram na Itália, a partir da criatividade dos mestres sorveteiros italianos. Com uma produção menor e mais tempo livre durante o inverno, eles começaram a criar semipreparados para produzir seus sorvetes mais rapidamente na época de maior demanda, ou seja, na primavera e no verão.

O método evoluiu permitindo reduzir e, em alguns casos, até retirar o ovo da maioria das receitas. Antes se utilizava o ovo para adensar a mistura e criar uma emulsão, o que exigia alguns truques para que os sabores não ficassem todos com gosto de ovo. Era preciso uma dosagem rigorosa para garantir a qualidade do produto.

Mas você sabe o que são bases para sorvete?

As bases são misturas semiprontas que auxiliam no preparo dos sorvetes contemporâneos. Elas atuam de modo a facilitar a união dos elementos do sorvete, conferindo melhor textura ao produto. No mercado existe uma verdadeira diversidade de bases, porém para usufruir de todos os benefícios que este semipreparado pode proporcionar é preciso estar sempre atento à qualidade do produto.

O conselho dos mestres sorveteiros italianos

Alguns mestres sorveteiros italianos consideram que é necessário sempre manter um padrão no sorvete, ou seja, apresentá-lo sempre com qualidade. O que eles defendem é que se você oferecer um sorvete super bom em um dia e no outro um sorvete não tão bom, isso pode desiludir os clientes e criar uma certa instabilidade. O que não seria bom para os negócios.*

Ter uma base para sorvete bem regulada e, é claro, seguir um modo de preparo preciso garante uniformidade na qualidade do produto. O que, sem dúvida, é um dos fatores para um bom sorvete. Para finalizar, é só dar o seu toque especial, que pode ser um sabor único ou um modo de apresentar o produto.

O que você mais gostou desse conteúdo? Conte-nos nos comentários.

*Algumas informações foram obtidas a partir da participação em eventos do setor na Itália.