Conheça nossos lançamentos. Agora mesmo!

Artigo

Blog Single

Sorvete e Açaí sem açúcar: entenda os desafios na hora de criá-los

Oferecer produtos sem açúcar em sua boutique de gelados está se tornando essencial para atender pessoas em busca de produtos mais saudáveis e, principalmente, os que possuem restrição à substância.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de diabéticos no Brasil cresceu 61,8% nos últimos 10 anos. Assim, é importante que essas pessoas não deixem de consumir um sorvete, açaí e demais gelados porque não há uma opção adequada para elas em seu estabelecimento.

Todo mestre sorveteiro sabe que na preparação de sorvetes e açaís o açúcar é um coringa. Mas, justamente por ser tão importante, criar um produto sem a substância é um desafio para qualquer mestre sorveteiro.

As reclamações mais comuns são de que o gelado fica com muitos cristais de gelo. Outros sorveteiros reclamam do gosto, - mesmo trocando a substância por outro ingrediente, - e até mesmo do tempo que se leva para produzir um bom sorvete. É comum não se conseguir chegar a um resultado final convidativo ao paladar de forma mais rápida e ágil. Você sabe por que isso acontece?

Vamos falar um pouco mais sobre e dar algumas dicas para você produzir seu sorvete e açaí sem açúcar com mais rapidez e qualidade. Continue lendo até o final.

1.Quais as funções do açúcar no sorvete?

Todo sorveteiro sabe que o açúcar é um ingrediente básico na hora de criar um bom sorvete. Mas por quê?

O açúcar confere não só doçura aos gelados comestíveis, como também realça o sabor, ajuda a formar uma textura suave, confere aroma, fornece valor energético e, um dos aspectos mais importantes, reduz o ponto de congelamento da sobremesa.

2. Tá, mas não basta substituir o açúcar? Qual a dificuldade?

Você sabe que o sorvete é um produto que precisa ter um corpo cremoso e que seja convidativo a “morder" e que o açúcar ajuda nessas características, certo?

Quando se retira esse ingrediente, você pode substituir por outro adoçante ou edulcorante, mas é preciso tomar cuidado com a equivalência. É necessário adicionar outros compostos que são mais carboidratos para levar a cremosidade.

Assim, balancear a calda se torna mais difícil, uma vez que é necessário uma série de cálculos para equilibrar cada ingrediente com a quantidade correta. Esse é um dos segredos para um bom sorvete!

Como mestre sorveteiro você sabe que alcançar o balanceamento correto pode demandar tempo para se chegar nos valores ideais, pois será necessário experimentar.

3. Algumas dicas, preciosas, para um bom sorvete e açaí sem açúcar

1.Estudar outros tipos de açúcares e adoçantes

Existe uma infinidade de opções de açúcares e adoçantes que vão além do açúcar branco (sacarose). Muitos deles são mais saudáveis e possuem características semelhantes. Os adoçantes, por exemplo, costumam ter uma capacidade maior de adoçar, enquanto apresentam menor valor calórico. É preciso pesquisar e compreender cada um deles para escolher o melhor para a sua produção.

2.Alcançar um balanceamento correto e bem documentado

Outro grande segredo é criar um padrão para cada produto feito e deixar registrado. Ao documentar as suas receitas, anote a quantidade certa (nada de colher ou copo, pense sempre em quilos, gramas, litros e etc. quanto mais exato melhor!). É preciso entender a quantidade certa de cada ingrediente utilizado na produção do gelado comestível.

Com um histórico de tentativas vai ser possível avaliar o resultado final e entender como melhorar para chegar a um resultado final mais convincente. Assim, é possível não apenas preservar a qualidade das criações, como também saber a textura e a consistência dos sorvetes criados com diferentes tipos e quantidades de açúcares ou adoçantes.

3.Utilizar polpas ou frutas frescas e orgânicas

Ao utilizar polpas ou frutas frescas na fabricação, principalmente em cremes de frutas, dependendo da fruta é possível deixar o açúcar branco de lado e contar com os açúcares naturais de cada fruto ao utilizar polpas ou frutas frescas, principalmente em cremes de frutas. Para isso, é preciso ficar de olho na origem das matérias-primas, além de não ser econômico na quantidade de frutas e dar preferência para as orgânicas e aquelas da estação.

4.Usar bases para sorvetes e açaí

Facilite a vida! As bases para sorvete e açaí são uma mão na roda para auxiliar no preparo dos gelados.

Elas facilitam o balanceamento e atuam para melhorar a união dos ingredientes do seu gelado comestível, conferem textura cremosa e permitem melhor estabilização, corpo e estrutura.

É importante escolher bases de qualidade.

A Foodbase tem uma linha especial, de alta qualidade, que facilita a vida do sorveteiro e açaizeiro na hora de preparar os gelados sem açúcar.

Se quiser mais informações, entre em contato pelo chat do site ou por email.