Conheça nossos lançamentos. Agora mesmo!

Artigo

Blog Single

Como criar um cardápio de sorveteria profissional e que venda mais? Parte 2

Agora que você já sabe o que precisa para começar a montar o cardápio de sorveteria ideal, chegou a hora de definir os pequenos detalhes do seu menu. Ainda não viu o nosso primeiro artigo sobre o tema? Leia neste link e depois volte aqui para aprender ainda mais.

Nesse segundo artigo, vamos falar como pensar nos pormenores que fazem toda diferença para encantar seus clientes e assim ajudar a vender mais. Você vai sair cheio de ideias para começar a montar o seu menu hoje mesmo. Então continue acompanhando com a gente.

Quais detalhes podem fazer a diferença em um cardápio de sorveteria?

1.Nome personalizado aos itens

Na hora de criar o seu cardápio, a personalização é um dos itens mais importantes e um grande diferencial. É essencial que o cliente não só consiga entender todas as informações, como também só de bater o olho já saiba que ele é do seu negócio.

Uma tendência para o setor alimentício é o de personalizar os nomes das criações. Essa estratégia é uma boa forma de mexer com a memória do seu cliente, já que é mais fácil se lembrar de um item que tenha um nome irreverente.

Você pode criar a "Taça Energia Fitness" ou até mesmo homenagear um artista ou uma cidade, como a "Taça Roberto Carlos" ou o "Açaí Belém". O importante é que os nomes dos produtos estejam alinhados com a estratégia da sua sorveteria, ou seja, eles têm que conversar com o restante do negócio: a identidade visual, o nome, o ambiente e o tema escolhido.

2.Fotos do produto real

É muito importante ter no cardápio fotos reais dos produtos e ajudar o cliente a "comer com os olhos". Ele vai conseguir entender melhor as opções ao olhar para elas.

Para encantá-lo, é preciso entregar exatamente o que foi prometido, então faça fotos das suas próprias criações em alta qualidade. Caso não tenha experiência ou equipamentos suficientes para essa tarefa, o melhor é contratar um fotógrafo especializado em gastronomia.

Com as fotos prontas, além de utilizá-las no cardápio você pode colocá-las também nas paredes da sua loja, criando quadros personalizados e exclusivos do seu estabelecimento.

3. Contratar um profissional

Não tenha dúvidas, para a criação gráfica do seu cardápio seja para imprimir ou apenas para telas (telas, tablets, celular) o melhor é recorrer a um bom profissional da área de design gráfico. Ele vai te ajudar na escolha dos nomes além de apresentar os produtos (sem poluição visual e com informações claras), para aprimorar a experiência do cliente e ajudar na tomada de decisão.

4. Pensar na flexibilidade e custo

Como falamos no primeiro artigo sobre o tema, é importante ter cardápios fixo e sazonal. Mas vale reforçar que é preciso ficar atento para que ao realizar mudanças no menu não se tenha muito gastos. Para o cardápio sazonal você pode pensar em um formato que possa ser facilmente adaptável. Uma lousa apagável e/ou um menu digital são boas opções.

Agora que você já sabe todas as dicas para criar um cardápio de sorveteria ideal, é só começar a colocar em prática. Deixe-nos saber, nos comentários, se essas dicas foram úteis para você.

Leia também: Sorvete e Açaí sem açúcar: entenda os desafios na hora de criá-los