Conheça nossos lançamentos. Agora mesmo!

Artigo

Blog Single

3 dicas para fazer um bom creme de açaí

O creme de açaí conquistou de vez os brasileiros. Esse delicioso gelado não pode faltar em negócios de gelados comestíveis.

Entretanto, muitos sorveteiros ainda têm dificuldades em fazer um bom creme de açaí.

Para fazer do seu açaí o mais desejado do pedaço, continue a leitura e confira nossas dicas!

3 dicas para fazer um bom creme de açaí

1. Escolha a polpa de açaí correta

É importantíssimo que seja usada uma polpa de qualidade para o seu creme de açaí. Prefira as polpas de açaí médio ou especial. Na hora de escolher, prefira ainda aquelas pasteurizadas e orgânicas.

Observe também a validade e a cor. É importante que a polpa tenha a cor roxa. Se a ela tiver a cor marrom, pode indicar que houve um processo de descongelamento da polpa e isto pode comprometer a qualidade do seu creme de açaí.

Neste post aqui, explicamos as diferenças entre açaí popular, médio e especial.

2. Fazer um balanceamento correto

Os gelados comestíveis à base de água, como o creme de açaí, tem um grau de dificuldade maior do que os sorvetes justamente pelo fato de não terem leite em sua composição. Isto é um fator complicador porque o leite é um bom aliado em alguns aspectos do sorvete, principalmente na cremosidade e ponto de congelamento.

Mas é possível fazer um creme de açaí cremoso e evitar os grandes cristais de gelo. Para isso é necessário que o balanceamento da calda seja o mais natural possível.

Por isso é sempre importante ter a ficha técnica do seu creme de açaí.

Para quem quer fazer a calda com um balanceamento facilitado, o uso das bases para creme de açaí é uma ótima alternativa.

3. Temperatura correta

É importante que após sair da produtora, o açaí vá para a fase de congelamento que deve ser de pelo menos 12 horas entre -18ºC e -25ºC.

A temperatura de conservação do açaí é diferente da do sorvete. Assim, tenha um freezer apenas para o açaí. Essa temperatura pode variar entre -15ºC e -18ºC. Na hora de servir, o ideal é que a temperatura esteja entre -10ºC e -12ºC.

Estas foram três dicas para te ajudar a fazer um bom açaí.

Para ficar sempre atualizado segue a gente no instagram.

Leia também: 3 dicas para fazer um bom açaí.