Conheça nossos lançamentos. Agora mesmo!

Artigo

Blog Single

#Foodbase dá um help: qual a diferença entre a polpa de açaí especial, médio e popular?

Escolher a polpa de açaí correta para o seu creme de açaí é um dos passos importantes para que o seu gelado esteja agradável ao paladar.

E uma das dúvidas mais frequentes, principalmente para quem está iniciando no mercado, é entender qual a diferença da polpa de açaí popular, médio e especial.

No Foodbase dá um help de hoje vamos lhe dizer quais as diferenças e qual delas escolher para um creme de açaí de qualidade. Acompanhe!

De acordo com a Embrapa, a classificação da polpa se dá com a adição ou não de água e seus quantitativos. Assim eles consideram que: “polpa de açaí é a polpa extraída do açaí, sem adição de água, por meios mecânicos e sem filtração, podendo ser submetida a processo físico de conservação.”

#Foodbase dá um help: qual a diferença entre a polpa de açaí especial, médio e popular?

O que é açaí especial ou grosso?

É a polpa de açaí extraída do fruto com a adição de água e filtração e que possui cima de 14% de sólidos totais. Esta polpa tem uma aparência muito densa e é com toda certeza a que mais tem açaí.

O que é açaí médio ou regular?

Chama-se de açaí médio ou regular a polpa com concentração de 11% a 14% de sólidos totais com adição de água e filtração. Este tipo de polpa possui uma aparência densa.

O que é açaí fino ou popular?

O açaí fino ou popular (tipo C) é a polpa que contém menos açaí. Ou seja, é extraída com adição de água e filtração, mas com concentração de açaí de 8 a 11% e a aparência é pouco densa.

Qual o melhor tipo de polpa para o meu creme de açaí?

Nós sempre recomendamos pelo menos o uso da polpa de açaí médio para se obter um açaí bom e com custo-benefício alto e um açaí especial para um produto premium.

Não aconselhamos o uso da polpa de açaí popular, pois ela pode comprometer a qualidade do seu creme de açaí. Além disso, é importante ficar atento a outros aspectos: à validade, caso o açaí seja pasteurizado, se a empresa é séria e comprometida com os padrões de segurança dos alimentos, dentre outras dimensões..

Agora que você sabe a diferença entre as polpas de açaí fica mais fácil escolher aquela que vai garantir um creme agradável para você encantar ainda mais seus clientes.

Para mais dicas, siga a gente no Instagram.

Leia também: 3 dicas para fazer um bom açaí.