5 tendências para fazer sua sorveteria bombar no inverno 2018
Para as sorveterias que querem passar pelo inverno sem sofrer com as baixas nas vendas, este é o momento certo para criar atrativos e fidelizar os consumidores para o período. Isto significa que é chegado o momento de alterar o cardápio.
Propor uma nova maneira de degustar o sorvete ou sabores inéditos são dois meios para aproximar mais clientes. Afinal, eles podem apenas estar esperando um empurrãozinho para consumir suas sobremesas favoritas mesmo com temperaturas mais baixas.
Lembre-se que mudar o cardápio é uma das ações para o inverno. Se você ainda não leu nossas 5 dicas para manter as vendas durante o inverno acesse aqui.
A seguir, as tendências de sorvetes para o inverno 2018:
#1. Sorvetes mais encorpados
Por quê?
Quando está frio, o corpo humano produz mais calor e gasta mais energia. Por isso, o apetite por doces e gorduras aumenta. Assim nas estações frias, cresce a procura por alimentos mais calóricos, quentes e energéticos, como os produtos feitos à base de cacau.
O que sua sorveteria pode oferecer?
Sorvetes mais encorpados, que levem chocolate devem fazer parte do seu menu, bem como sabores “quentes”, mas não necessariamente nos referimos à temperatura.
Sabores como os de amendoim (paçoca), gengibre e ingredientes alcoólicos (rum, cachaça, vodca, por que não!?) “esquentam” e são ótimos ingredientes para criar receitas únicas.
Dica: Sirva sorvetes, sundaes, milk-shakes também com chocolate quente.
#2. Re-invente sobremesas consagradas
Por quê?
Recriar sobremesas que já são adoradas por muitos, vai criar uma memória afetiva no consumidor, o que também faz com que haja um vínculo entre ele e a sua criação.
Imagine aqueles doces tradicionais, feitos pela avó? Quanta lembrança boa pode despertar?
O que sua sorveteria pode oferecer?
Imagine o clássico Romeu e Julieta incrementado por sorvete de “docin de leite”, servidos com canudinhos com o doce e/ou até mesmo com uma fatia de goiabada e/ou queijo?
E como você recriaria o tradicional Tiramisú ou rocambole? Deixe a imaginação fluir e se inspire nas sobremesas já conhecidas para criar a sua própria versão!
Dica: Para ter ainda mais inspiração, pergunte aos seus clientes quais sobremesas e ou lanches que eles mais gostavam de comer quando criança e porque.
#3. Textura e experiência compartilhada
Por quê?
De acordo com a agência Mintel em seu relatório - GLOBAL FOOD & DRINK TRENDS 2018, uma das apostas para este ano são as texturas que envolvam os sentidos e entregam experiências que sejam dignas de serem compartilhadas.
Alimentos que provocam múltiplos sentidos ajudam os consumidores a escaparem da rotina e do estresse diários e criam oportunidades de construir novas memórias ou, pelo menos, geram posts que valem ser compartilhados nas redes sociais.
O que sua sorveteria pode fazer?
Investir em texturas que provoquem satisfação adicionando a suas receitas pedaços de chocolate, por exemplo ao sorvete de chocolate, pistache no sorvete de pistache e por aí vai.
Além disso é possível ainda oferecer uma versão com chocolate mesclado e sorvetes de frutas com pedaços das mesmas. Intercale um pouco de sorvete com calda da fruta e fruta. Deixe bem em vista este aspecto na sua vitrine para os clientes já começarem a ter água na boca só de olhar. Ao degustar, a variação de textura vai oferecer uma experiência ainda mais positiva e digna de ser compartilhada.
Dica: Capriche na apresentação.
#4. Prazer sem culpa. Foco no Gelato Tropical!
Por quê?
A cada ano a preocupação em ter uma alimentação mais saudável aumenta no Brasil, conforme apontam pesquisas no setor. Mas buscar alimentos saudáveis não significa que eles não possam ser prazerosos. Unir o poder das frutas com o prazer de um delicioso sorvete é a combinação perfeita para quem procura ter uma alimentação mais saudável, sem abrir mão de um delicioso sorvete.
O que sua sorveteria pode oferecer?
Proponha shakes nutritivos, antes e pós-treino. Açaí, não só na tigela, mas em forma de casquinha também. É interessante ainda ressaltar os benefícios de outras frutas e dar prioridade as da estação. Abacate, goiaba, caqui e banana são algumas frutas do outono inverno.
#5. Alimentação inclusiva
Por quê?
Estudos mostram que no Brasil a intolerância à lactose corresponde a 35% da população. Quanto aos veganos ainda não se conhece exatamente a percentual de brasileiros adeptos ao veganismo. O fato é que a cada ano aumenta o número de pessoas que optam por este estilo de vida em nosso país.
Nesse sentido, pensar em uma alimentação inclusiva é a oportunidade do momento. Estar atento, já agora, para esse aspecto pode ser um fator de competitividade relevante em um futuro muito próximo.
O que a sua sorveteria pode fazer?
Criar versões sem leite, sem gordura e sem conservantes. Uma ótima opção são os cremes de frutas pasteurizados já prontos ou então produzir sorvetes e/ou gelatos à base de água ou leite vegetal.
Dica: Crie também opções zero açúcar.
E agora, o que fazer?
Agora é tempo de experimentar e testar o cardápio. Observe se seus clientes estão gostando. Os especialistas de marketing e design da Foodbase também orientam para inventar nomes exclusivos para suas criações e ainda ajudar o consumidor a entender que o sorvete é um alimento rico e nutritivo que também pode ser consumido no frio.
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