Como diferenciar a sua sorveteria e açaiteria no mercado?
Se deparar com a palavra 'inovação' pode assustar qualquer empreendedor, afinal o brasileiro parece ter medo de inovar. De acordo com o
Índice Global de Inovação (IGI) de 2019, no ranking dos 129 países mais inovadores, o Brasil aparece apenas na 66ª posição, caindo duas posições em relação ao ano passado.
Para ser competitivo no mercado atual e conseguir acompanhar as mudanças é preciso pensar diferente. Essa premissa vale também para o setor de gelados comestíveis, já que é comum existir açaiterias e sorveterias muito parecidas e com diferenças apenas nos valores.
Quem inova, seja na oferta, no atendimento, seja no marketing com certeza tem mais chance de perpertuar no atual cenário.
Quer saber como você pode diferenciar a sua sorveteria ou açaiteria da concorrência?
Continue a leitura. Nesse artigo iremos mostrar 4 maneiras de inovar e se diferenciar no mercado de gelados comestíveis.
Como uma sorveteria e açaiteria pode inovar e se diferenciar no mercado de sobremesas geladas?
1.Agilidade na produção: use os ingredientes a seu favor!
Para conseguir ter tempo e disposição para pensar em formas de inovar é preciso otimizar os processos do dia a dia do seu negócio. Se você prepara o seu sorvete e açaí em modo tradicional com certeza você leva muito mais tempo para prepará-los. Além disso deve ser difícil garantir um padrão para eles (um dia fica bom e no outro não). Se isso acontece com você significa que tá na hora de pensar em produtos que facilitam o processo de preparação.
Nesse sentido, dá para inovar na preparação e apostar em produtos que tornam a produção muito mais ágil. Seus gelados adquirem um padrão com qualidade, e você, empreendedor, ganha mais tempo para se preocupar com outros aspectos da sua sorveteria.
2. Tecnologia: digitalize o seu negócio!
Em um nível mais básico, a tecnologia pode facilitar processos do cotidiano da sua boutique de gelados, como, por exemplo, adotar sistemas ágeis e tecnológicos para controle de estoque, vendas e produção, além de cardápios digitais, que são ecológicos e podem propiciar uma experiência de atendimento mais satisfatória para seus clientes.
Para quem quer inovar ainda mais e sair na frente, pensar em sistemas mais atuais é uma boa alternativa.
Outra tecnologia interessante é a contagem de fluxo de pessoas, que consiste em um mecanismo que consegue produzir dados a partir das movimentações dos clientes que entram e saem do seu estabelecimento. Com ela, é possível contar as pessoas, traçar um perfil (por faixa etária e gênero), identificar momentos de maior fluxo, ajuda a traçar a jornada de compra do cliente, se ele se interessou pelos sabores ou não, se é um consumidor recorrente e etc..
Dados são valiosos e fazem toda a diferença para a tomada de decisões e avaliação do sucesso do negócio. Tomar decisões baseadas nessas informações pode criar soluções mais eficazes para alavancar as vendas.
3. Marketing: melhore o relacionamento com o seu cliente!
Trabalhar estratégias de marketing é planejar como a sua sorveteria ou açaiteria será percebida pelo cliente. É preciso pensar em como o seu negócio irá se comunicar, se apresentar e, também, se diferenciar aos olhos do público.
Criar um ambiente confortável para o cliente já é um bom começo. Se tiver música ambiente esteja atendo a escolha dos estilos musicais. Essa "simples" decisão pode afastar ou aproximar os clientes. Pense em todo o clima que deseja criar para tornar a experiência do seu cliente mais relevante.
Leve em conta também a apresentação dos funcionários, incluindo uniformes sempre limpos, simpatia para atender e conhecimento para solucionar dúvidas.
Também é importante que o visual seja bem trabalhado nos materiais de divulgação, como embalagens, cardápios, cartazes, posts e etc.. Um bom atendimento em sorveterias e açaiterias hoje é mais raro do que se imagina. Isso deixa uma grande brecha para que o seu estabelecimento se diferencie.
Outra boa pedida é pensar em campanhas para conquistar a lealdade do consumidor e nas ações desenvolvidas tanto no ponto de venda quanto nas redes sociais. Nesses canais, divulge sempre boas fotos e vídeos dos seus produtos. Ter wi-fi, ponto de recarga para celulares podem fazer a diferença. Contar com profissionais da área para uma consultoria e orientação é o ideal na hora de inovar.
4. Diversificação: monte um cardápio inusitado para a sua boutique de gelados!
Mais do que ter apenas um lugar que vende sorvetes, cremes de açaí e outros gelados comestíveis é interessante pensar no conceito de boutique de gelados, um lugar onde o cliente pode encontrar também opções para diferentes públicos, como os diabéticos, os fitness e os veganos. Essa é uma forma de não perder clientes e elevar as vendas em relação à concorrência. Alimentação inclusiva hoje é uma realidade para sorveterias que querem vencer a concorrência.
Na hora de apresentar suas criações para o consumidor, é essencial um cardápio atrativo, inclusivo (como dito antes) e que surpreenda. O menu é como uma vitrine da sorveteria ou açaiteria e costuma ser o primeiro contato do cliente com o seu negócio, então é preciso pensá-lo estrategicamente para inovar. Quer saber como criar um cardápio de sorveteria profissional? Leia nesse artigo.
Que a qualidade do produto é indispensável e que os preços precisam ser competitivos, todo bom empreendedor do ramo já sabe. Mas contar apenas com esses dois itens para se diferenciar da concorrência é arriscado. Para sair na frente, é preciso ir além e buscar outras formas de diferenciação, então comece por essas dicas.
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