O site da Foodbase usa um sistema de inteligencia artificial que memoriza os dados de navegaçao no seu dispositivo para personalizar conteúdos e anúncios. Também compartilhamos essas informações com terceiros, como Google, JivoSite, Hotjar e outros.
Isto serve para tornar o nosso site mais fácil para você usar.
fechar
saiba mais

#Foodbase dá um help! Como e quando usar as bases para sorvete?

Foodbase - Como e quando usar as bases para sorvete? Foodbase - Como e quando usar as bases para sorvete?
Quer agilizar a sua produção de gelados comestíveis? Descubra agora mesmo como e quando usar as bases para sorvete.

Como você sabe, produzir um sorvete de qualidade, cremoso e com a textura ideal não é tão fácil. É ainda mais desafiador se pensarmos na rotina dinâmica e atarefada de uma sorveteria que tem que alternar entre produção e atendimento.

Neste sentido, para os empreendedores do ramo é fundamental encontrar formas de garantir a qualidade do alimento: com rapidez. Essas soluções não devem ser apenas úteis, mas agregar experiências relevantes para o consumidor - além da qualidade do produto, claro.

Como falamos neste artigo aqui, acredita-se que foi justamente a busca pela agilidade na produção que deu origem às bases para preparo de sorvete na Itália. Os mestres sorveteiros italianos perceberam que poderiam agilizar a produção na época de maior demanda (o verão), se tivessem uma “base” pronta preparada anteriormente durante o período de menor demanda (o inverno).

Neste artigo explicamos mais sobre o que são bases para gelados comestíveis e como elas podem trazer praticidade e ajudar a economizar tempo em sua sorveteria. Vem com a gente!

#Foodbase dá um help! TOP 6 perguntas mais frequentes sobre as bases

TOP #1 - O que são bases para sorvetes?

É uma mistura em pó, já balanceada, com agentes de textura e gomas que confere a estrutura necessária para o sorvete, açaí, picolé, frozen e demais gelados comestíveis, Ajudando a proporcionar maior estabilidade, resistência ao derretimento, e além de ajudar a deixar o sorvete mais cremoso. A qualidade da calda e consequentemente do sorvete estão diretamente ligadas com o balanceamento correto dos elementos. Os objetivos das bases são proporcionar o preparo simplificado e rápido do gelado.

TOP #2 - Quando devo utilizar a base para sorvete ?

Primeiramente, você deve saber que a base pode ser utilizada tanto por quem é iniciante quanto por aqueles que já são experientes na arte da produção de sorvetes. Para quem inicia, as bases diminuem as dificuldades iniciais na produção pois simplificam o processo de balanceamento do sorvete. Para quem tem experiência, o ingrediente ajuda a agilizar a produção. Portanto, as bases para sorvetes devem ser utilizadas para facilitar o balanceamento, quando se quiser economizar tempo, garantir um padrão para o sorvete e diversificar o cardápio com mais facilidade!

TOP #3 - Quais os tipos de bases?

São três tipos principais de bases: à base de leite, água ou leite vegetal.

TOP #4 - Como escolher a base certa?

Para não errar na escolha da base é preciso seguir os seguintes passos:

1. Primeiro é preciso definir o tipo de gelado da sua produção: sorvete, creme de açaí, picolé, paleta dentre outros.
2. Defina se o seu gelado será feito com base leite, base água ou base leite vegetal e também se ele será zero açúcar.
3. No caso de sorvetes à base de água, é preciso também saber exatamente a fruta porque cada fruta possui uma especificidade, isso significa que tem que ser uma base que vai ajudar na correção ou não da acidez da fruta por exemplo.

TOP #5 - Posso usar a mesma base seja para açaí seja para sorvete?

Não convém! Cada gelado comestível possui uma especificidade. O açaí, por exemplo, não leva leite e, por isso, tem particularidades em seu balanceamento para que fique cremoso e com menos cristais de gelo. Assim, é importante usar a base para cada tipo de gelado conforme as recomendações do fabricante.

TOP #6 - Como fazer sorvete com as bases para sorvete?

Simples! Com as bases Foodbase você precisará apenas de:

4 litros de água
1 quilo açúcar
1 quilo de FBL Calda
Adicionar polpa ou saborizante do sabor escolhido no liquidificador industrial e misturar até obter uma textura homogênea. Simples assim!

Baixe nossos ebooks de receitas. São gratuitos!

Leia mais: Receitas de sorvete com uso de bases

Agora que você já sabe o que são bases pode começar a agilizar a sua produção!
Amplie suas opções e solicite conheça agora mesmo as bases da Foodbase!

Fale conosco

Vamos te guiar passo a passo. Para começar, insira o seu nome.