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Veja alguns cuidados importantes para a retomada segura de sua sorveteria e/ou açaiteria

A tão esperada retomada das atividades desde o fechamento do comércio não-essencial, causado pela pandemia do Covid-19, começa a ser realidade em muitas cidades brasileiras.

Apesar do momento parecer permitir tal medida é importante pensar que flexibilizar não significa o relaxamento dos cuidados necessários para evitar a proliferação do vírus. O estado de alerta deve continuar.

Esses cuidados ajudam não apenas na prevenção mas também se revelam como uma oportunidade de aumentar a confiança e a credibilidade de seus clientes em seu negócio.

Confira algumas medidas que você deve tomar para a retomada segura de sua sorveteria e açaiteria.

1. QUAIS MEDIDAS MINHA SORVETERIA DEVE TOMAR PARA A RETOMADA SEGURA DAS ATIVIDADES?

Para facilitar separamos as medidas que se devem tomar em medidas relacionadas aos fornecedores, aos colaboradores e atendimento ao cliente.

Medidas relacionadas aos fornecedores

1.Recebimento ou compra das matérias-primas:
Separe um dia e hora para o recebimento das mercadorias ou para ir às compras (melhor se conseguir pedir tudo pela internet!). Se possível tenha uma área própria para o recebimento de seus produtos para sorvete e açaí. Esteja atento às condições de transporte da mercadoria a às condições das embalagens na hora da entrega. Recuse se não estiverem devidamente lacradas.

- Após o recebimento: higienize as embalagens ou se for o caso armazene-as em outros recipientes que possam ser devidamente fechados. Caso isso aconteça, não se esqueça de transcrever dados do fabricante, fabricação, lote, validade e etc. para ter controle das matérias-primas.

Medidas relacionadas aos colaboradores

1.Distância entre os colaboradores
- oriente e fiscalize para que se mantenha a distância de pelo menos 1m. Seja na produção seja no atendimento.

2. Higienização e materiais de proteção
- disponibilize meios para a higienização das mãos: álcool em gel, água e sabão. Forneça os materiais de proteção como máscaras, luvas descartáveis e toucas descartáveis. Oriente para que mesmo com a luva é importante lavar as mãos e trocá-la com frequência.

LEIA TAMBÉM: Segurança dos alimentos em sua sorveteria

3.Converse e informe
- Mantenha os colaboradores sempre informados sobre as medidas exigidas. Converse sempre para saber se tem alguma dificuldade no cumprimento de tais medidas e pense junto quais seriam as alternativas.

Medidas relacionadas ao atendimento dos clientes

Claro que todas as medidas anteriores se relacionam de forma indireta com o bem estar dos clientes. Mas relacionadas diretamente a eles as medidas a serem tomadas são:

1. Adequação do layout e pontos para higienização.
- Pontos para higienização - Você pode adotar, logo na entrada tapetes higienizadores, assim como totem para álcool em gel 70%. Além da entrada, estude pontos estratégicos no salão de atendimento para disponibilizar álcool em gel.

- Layout do espaço - Distância entre as mesas - de acordo com o material disponibilizado pelo Sebrae e a Abrasel é importante que as mesas tenham pelo menos 2 metros de distância entre elas e as cadeiras 1 metro. Essas recomendações gerais podem mudar de acordo com a cidade. Consulte as regras estabelecidas pelo seu município.

2. Cardápio digital ou display
- Importante também repensar o modelo de cardápio. Para substituir o cardapio em papel, pode-se optar por colocá-lo na parede de forma visível para todos ou digital. Nesse formato pode ser interessante disponibilizar o mesmo pelo site ou por um código QR nas mesas, para que os clientes tenham acesso.

3. Sinalização
- Comunique ao seu cliente para o uso de máscaras, sinalize os pontos de higienização e lembre sempre seus clientes que eles devem evitar aglomerações e manter a distância de 1m de outros clientes.

4. Adapte o modelo de self-service
- Para sorveterias e açaiterias que trabalham com modelo de self-service será possível adotar apenas o formato a la carte ou destinar um funcionário para servir.

É super importante que esse funcionário seja bem treinado e utilize toucas, máscaras e luvas. Lembre-o sempre que o uso da luva não exclui a necessidade de higienização das mãos e que também é importante trocá-la sempre.

Vale ressaltar que nesse modelo a pessoa que serve não deve ser a mesma que recebe o pagamento. Caso isso não seja possível é importante que o colaborador se lembre de não pegar em maçanetas, caixa, dinheiro e outros itens com a luva. Caso isso aconteça as mesmas devem ser trocadas, e as mãos higienizadas antes de colocar o novo par de luvas. Esse aspecto é de máxima atenção para evitar a proliferação do Covid-19.

5. Banheiros
- Disponibilizar água, sabão e se possível álcool gel 70% . Além disso, é necessário imagens explicando como deve ser feita a higienização das mãos. E ainda lembretes quanto ao cuidado e higiene no uso do estabelecimento. É igualmente necessário que os banheiros sejam higienizados com mais frequência. Recomenda-se de 1h em 1h dependendo da rotatividade do estabelecimento.

6. Máquinas de cartão
- Recomenda-se ainda que as máquinas de cartão sejam revestidas com plástico filme para facilitar a higienização após o uso. A limpeza deve ser feita antes ou logo após o uso por parte do cliente. Prepara-se para as filas: faça marcações no chão para indicar a distância de segurança (vale também para os banheiros).

7. Limpeza e higienização geral
Após o uso por parte do cliente será necessário higienizar as mesas, cadeiras e demais itens. Retire guardanapos de papeis e objetos que ficam expostos e possam ser tocados por mais de uma pessoa. Diponibilize guardanapos individuais devidamente embalados. Pode ser interessante que a sua soveteria dê preferência a complementos de chocolate em sachês para sorvetes e açaí. Ele serve tanto para os clientes no estabelecimento quanto para o delivery.

Em conclusão...

Esteja sempre atento, para não esquecer nada, adote um protocolo de limpeza e desinfecção diária. Além de todas as práticas que listamos acima é importante que você e seus colaboradores estejam bem informados pelos canais oficiais. Repassar para os clientes o que está sendo feito revela apuro.

NÃO FLEXIBILIZE AS MEDIDAS DE HIGIENE. Cuidado com pensamentos do tipo:
“- Não vai acontecer comigo...”


Conte-nos nos comentários como está sendo essa reabertura de sua sorveteria em sua cidade.

Abaixo alguns links que podem te ajudar a se informar ainda melhor:

O que é o Covid-19?

Protocolo de funcionamento para a reabertura das atividades em Belo Horizonte.

Informações sobre o covid19 da organização Pan-America de saúde