Bem-vindo
Carregando
O site da Foodbase usa um sistema de inteligencia artificial que memoriza os dados de navegaçao no seu dispositivo para personalizar conteúdos e anúncios. Também compartilhamos essas informações com terceiros, como Google, JivoSite, Hotjar e outros.
Isto serve para tornar o nosso site mais fácil para você usar.
fechar
saiba mais

#Foodbase dá um help! 5 perguntas frequentes sobre o preparo do creme de açaí.

Foodbase - #Foodbase dá um help! Dúvidas creme de açaí. Foodbase - #Foodbase dá um help! Dúvidas creme de açaí.
Confira o primeiro post da série “Foodbase dá um help” com as 5 perguntas mais frequentes sobre como preparar um bom creme de açaí.

Você, mestre sorveteiro, ainda não sabe o que são bases e usa mais de 4 ingredientes para fazer um creme de açaí com o risco dele ainda não ficar bom? Você leva muito tempo para produzir seu creme de açaí e se perde no balanceamento dos ingredientes?

Para tudo! Este artigo é para você.

Está na hora de você começar a ganhar tempo para fazer o seu creme de açaí (super ultra mega delicioso!) com poucos ingredientes — e economizando tempo e dinheiro. Confira o primeiro post da série “Foodbase dá um help” com as 5 perguntas mais frequentes sobre como preparar um bom creme de açaí.

Top 5 perguntas frequentes sobre o preparo do creme de açaí

TOP#1.O que são bases para o preparo de cremes de açaí e como elas funcionam?

Imagine que você está construindo uma casa. Para fazer o “alicerce” e deixar os tijolos unidos ao levantar as paredes, você usa o quê? Imagine que você está construindo uma casa. Para fazer o “alicerce”, deixar os tijolos unidos pra levantar as paredes você faz uma mass para fazer a “massa”, você usa o quê?

O cimento, certo?! No sorvete essa é a função da base: ser o “cimento” para preparar a calda, o que confere a estrutura necessária para o seu gelado.

Em outras palavras…

A base para o preparo de creme de açaí é uma mistura em pó composta por um blend de gomas e correções da acidez da fruta. A fim de atribuir a melhor textura ao seu creme de açaí e ainda estabilidade, resistência ao derretimento e a separação de fase (da produção até o ponto de venda).

Na prática, o que isso significa? Na prática isso significa que para preparar, 10 litros de um delicioso creme de açaí você vai precisar de apenas 4 ingredientes:


650 g da base FBF creme açaí (1 pacote)
4 kg de polpa de açaí médio de boa qualidade
3 litros de água
1,4 kg de açúcar


Benefícios:
- Seu açaí fica mais padronizado e com boa qualidade;
- Mais rapidez, praticidade e ganho de tempo;
- Não necessita conhecimento técnico prévio;

O uso das bases é indicado para pessoas que querem começar no mundo do sorvete. Assim como para mestres sorveteiros que estão há mais tempo no mercado, querem se atualizar e ganhar tempo no preparo do creme de açaí, para assim vender e lucrar muito mais.

TOP#2. As bases para cremes de açaí possuem a fruta?

Não. As bases semiprontas possuem ingredientes para o preparo do creme de açaí, mas não contêm açaí. O açaí deve ser adicionado no preparo. A base possui os elementos necessários para facilitar o balanceamento e fazer com que o creme fique saboroso e cremoso, sem a formação de cristais de gelo.

Assim para fazer a calda é necessário seguir a receita e adicionar as barras de açaí médio (de excelente qualidade), o açúcar (se não for a base zero) e a água filtrada ao composto.

LEIA TAMBÉM: 3 ERROS QUE FAZEM VOCÊ PERDER DINHEIRO EM SUA SORVETERIA E AÇAITERIA

TOP#3. Todas as bases para açaí no mercado são iguais?

Não. Existe uma grande variedade no mercado. Porém, nem todas garantem a qualidade e a cremosidade do seu produto. A Foodbase, que é referência em sistemas para gelados comestíveis para cremes de fruta (principalmente açaí), possui bases de açaí com alta padrão de qualidade.

Em 2019 lançamos a Fort Base Fruta Ultra, para cremes de açaí, na Fispal. Essa base garante maior cremosidade ao seu creme de açaí sem adição de melhoradores de cremosidade. Experimente e comprove!

TOP#4. Como eu posso agilizar a produção do meu creme de açaí?

O uso de bases semiprontas já agilizam e muito o seu processo de produção, pois você não vai precisar perder tempo no balanceamento de muitos produtos. Para ser ainda mais ágil, é importante que você adote um protocolo de trabalho próprio. Seguir todas as normas de higiene. Antes de começar o preparo, pese e separe todos os ingredientes.

Recomendamos ainda que as máquinas e equipamentos sejam industriais e de excelente qualidade. Assim, é importante verificar se seus equipamentos estão bem regulados. Equipamentos de boa qualidade no mercado permitem que o preparo da calda seja bem rápido, gastando apenas de 15 a 25 minutos.

TOP#5. O meu creme de açaí vai ficar igual ao de todas as outras açaiterias que usam as bases Foodbase?

Não. Pense em quando se faz um bolo, por exemplo. Mesmo ao utilizar a receita da sua mãe, muito provavelmente ele não vai ficar igual ao dela. Assim as bases vão te auxiliar no balanceamento correto e na cremosidade do gelado.

Entretanto, o sabor final depende de vários outros fatores como a qualidade dos outros ingredientes que você vai utilizar, por exemplo, a qualidade da água (sempre utilize filtrada ou mineral), dos equipamentos e, claro, do toque e dos truques que cada mestre sorveteiro possue.

Para participar dessa série deixe sua pergunta nos comentários, ou nas redes sociais com a hastag #Foodbasedaumhelp. Vamos ficar felizes em responder suas dúvidas. Inscreva-se em nossas newsletter para ser avisado.

Baixe nosso catálogo de Sistemas para Gelados e saiba mais sobre nossos produtos

Fale conosco

Vamos te guiar passo a passo. Para começar, insira o seu nome.