Conheça nossos lançamentos. Agora mesmo!

Artigo

Blog Single

#Foodbase dá um help! O que é e para que serve a liga técnica e neutra no sorvete?

O seu sorvete ou geladinho gourmet fica com muitos cristais de gelo ou você encontra problemas com a separação de fases da calda do seu sorvete? Esse texto é para você!

Nesse artigo da série “Foodbase dá um help” a gente explica direitinho a função das ligas no sorvete, principalmente da liga técnica e os benefícios para você começar a usá-las já! Continue a leitura.

LEIA TAMBÉM: RETOMADA SEGURA: VEJA ALGUNS CUIDADOS IMPORTANTES

1.Qual a função das ligas no sorvete?

As ligas têm várias funções de estabilizante e emulsificante na produção do sorvete. Isso significa que elas estabilizam a incorporação de ar, para que o sorvete não perca qualidade. Elas também protegem contra a separação de fase da calda que podem impactar o consumo a conservação do alimento. Uma outra função das ligas no sorvete é que ela ajuda a conservar a textura do alimento.

As ligas de sorvete também inibem a formação dos cristais de gelo do seu sorvete e oferecem proteção contra o choque térmico dos seus ingredientes.

2.O que é liga técnica e liga neutra?

Existem dois tipos de ligas para os sorvetes: ligas técnicas e ligas neutras.

As ligas técnicas são voltadas para sorvetes com processo a quente ou seja que são pasteurizados.

Já as ligas neutras são usadas em processos frios, em que a calda-base não passa por processo de pasteurização.

3.Quando uso a liga técnica?

Com o papel de emulsificante, as ligas técnicas conferem mais maciez e cremosidade na produção do seu sorvete. Use em sua calda-base conforme as orientações do fabricante.

É um ingrediente que só tem a agregar ao seu alimento: além de todas as vantagens que as ligas técnicas têm na produção do sorvete, por ser um pó sem sabor, elas não interferem no gosto nem no aroma do seu sorvete.

4.Quais os benefícios em usar a liga técnica?

Com efeito de estabilizante e emulsificante em pó 100% ativo, na Foodbase é possível escolher entre duas linhas de ligas técnicas: a Star Creme Premium e a Star Cream Ultra. São produtos de boa performance que só dependem do seu objetivo para serem adquiridos. Baixe nosso folder e saiba mais sobre nossas ligas.

5. Posso usar ligas apenas em sorvetes?

As ligas neutras também são usadas na produção de iogurtes, geladinhos gourmet, de mousses, já que são indicadas para produção a frio, em que não há o processo de pasteurização. A dosagem das ligas neutras da Foodbase variam de 3 a 20 gramas por litro de preparação.

Nesse artigo falamos sobre a função das ligas nos sorvetes, a diferença entre as ligas neutras e técnicas e como usá-las em sua produção.

Como vimos, as ligas são podem ser comparadas com o cimento para a construção de bons alimentos gelados, como o geladinho, o picolé, o iogurte, o creme de frutas, sorvete, sorvete expresso e o frozen yogurt. Elas vão assegurar a boa textura, cremosidade e a conservação do seu alimento!

Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários.

Inscreva-se na nossa newsletter para ser avisado sobre os nossos novos conteúdos!