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Segredos do sucesso: 7 dicas práticas para alcançá-lo em sua sorveteria e/ou açaiteria

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Veja nossas 7 dicas práticas para ter mais sucesso em seu negócio de gelados.

Todo bom empreendedor sabe que os desafios de um negócio estão longe de acabar mesmo depois de abertos. Empreender é uma jornada que requer pensar em formas de melhorar constantemente. No setor de gelados comestíveis não é diferente.

Esse texto é para você, que já tem uma sorveteria ou açaiteria, e, está em busca de melhorias, mas não sabe muito bem por onde começar.

Listamos sete pontos que merecem sua atenção na busca para o sucesso do seu negócio. Continue a leitura para saber como ter mais sucesso em sua sorveteria e/ou açaiteria.

1.Tenha clareza e seja organizado

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”
A frase é do célebre Lewis Caroll, autor de “Alice no país das maravilhas”, mas tem relação de como a falta de planejamento e de objetivos te deixa sem perspectivas de para onde avançar.

É importante ter clareza sobre o que é o sucesso para você. Você saberia reconhecer o "sucesso" quando ele acontecer? Sem saber exatamente o que você pretende é praticamente impossível.

Assim, saber qual o tipo de sorveteria se quer oferecer, onde se quer chegar, é um passo imaginativo que vai guiar a jornada e vai direcionar todas as suas ações para a mesma finalidade.

NA PRÁTICA O QUE FAZER?
● Imagem e ação - Imagine e coloque seus sonhos no papel. Em qual nível você deseja chegar? Qual a qualidade de serviço que você deseja oferecer? e etc..
●Trace metas e objetivos - Seja específico, use informações que sejam fáceis de mensurar; nada muito abstrato ou difícil de dimensionar;
●Estabeleça um plano de ação - Ele deve apontar caminhos para colocar suas metas na prática a curto, médio e longo prazo.

2.Tenha sempre um tempo para se aprimorar

Faz parte da administração de um negócio o entendimento pleno sobre produtos oferecidos e como aprimorá-los. No caso do ramo de gelados, uma oportunidade de estar atento às novidades são cursos e feiras do setor. Essa experiência vai enriquecer seu repertório sobre novos modos de fazer, oportunidades e possíveis soluções para seu negócio.

NA PRÁTICA O QUE FAZER? ● Seja curioso sobre o ramo - Procure se sempre se informar sobre novos produtos e novidades;
● Participe de cursos e feiras do setor - Dessa forma, você estará em contato com experiências diversas, casos de sucesso e criação de soluções que podem te atender.
● Inspire-se - Importante observar negócios parecidos no Brasil e no exterior.


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3.Conte com bons fornecedores

Nem só de boa vontade se faz um bom produto. É preciso contar com ingredientes de qualidade. Para isso, garanta uma rede de fornecedores de insumos de alto nível.

NA PRÁTICA O QUE FAZER? ● Conheça outros empreendedores - Converse com outros donos de sorveteria para receber e compartilhar experiência;
● Conheça bem seus fornecedores - Pesquise com antecedência sobre o fornecedor que pretende contactar.

4.Saiba exatamente os gastos e lucro

Administrar a sorveteria requer um certo tempo. Nem sempre é uma tarefa fácil medir entradas, despesas e lucros.

Esse controle é muito importante para a saúde financeira do seu negócio. Mas muitos donos de sorveterias e açaiterias acabam deixando esse aspecto em segundo plano, (já que tem sempre mil tarefas). Isso é perigoso uma vez que sem o controle financeiro fica díficil saber se a sorveteria está realmente gerando lucro.

NA PRÁTICA O QUE FAZER? ● Registre tudo - Documente as despesas e as entradas;
● Verifique seu lucro - Defina metas e avalie se a sorveteria está realmente gerando lucro. Pode valer a pena contratar um profissional especializado.

A Foodbase desenvolveu uma calculadora para te ajudar a calcular o lucro estimado de seus produtos. Veja aqui.

5.Agilize o processo de produção

A realidade de muitos sorveteiros é dar conta de várias tarefas. Da fabricação do gelado até a administração do negócio. Mesmo que esse não seja o seu caso, é importante pensar na harmonia e eficiência do processo produtivo da sua sorveteria.

Quanto mais rápida a produção, mais tempo sobra para o atendimento. Quanto melhor o atendimento, mais chance de retorno do cliente. Quando mais clientes mais lucro. Quanto mais lucro… bem, aí você já sabe o restante.

Nesse sentido o uso de bases para sorvete e de bases para açaí de qualidade, pode ajudar bastante a tornar o processo mais ágil.

NA PRÁTICA O QUE FAZER?
● Protocolos de segurança dos alimentos - Mais do que nunca é importante ter atenção a esse aspecto. O uso de equipamentos de proteção e boas práticas de higiene na produção são essenciais;

● Racionalize o fluxo de produção - Mesmo que seja apenas uma pessoa a fazer os gelados é importante estabelecer um protocolo para ser seguido na produção dos gelados. Essa prática vai fazer com que a jornada seja mais produtiva e organizada. Além disso, esse passo vai ser importante no futuro quando tiver a necessidade de mais pessoas na produção, desta maneira vai ficar mais fácil garantir a qualidade do produto final.

6.Não esqueça do design e do marketing

Já não é novidade. Empresas que querem pelo menos ser competitivas se preocupam com o design e com o marketing.
O apoio de profissionais qualificados de design e de marketing são essenciais para que toda a comunicação: logotipo, etiquetas, materiais de divulgação e presença nas mídias sociais, joguem realmente ao seu favor e crie a justa percepção de valor do seu negócio.

NA PRÁTICA O QUE FAZER? ●Planejar o marketing - Tenha um orçamento mensal para o marketing do seu estabelecimento;
● Tenha uma identidade visual - Uma das formas de diferenciação começa justamente pelo design do seu logotipo. Ter uma imagem forte e que conecta com o seu público de interesse é importante para melhorar as vendas.
● Peça ajuda a um profissional qualificado - Conte com a ajuda de profissionais capacitados de design para a criação de sua identidade visual, materiais de divulgação e etc.. Se o orçamento é enxuto, pode valer a pena pelo menos uma consultoria para orientar sobre boas práticas.

7.Você, um produto único e exclusivo!

Podem existir mais de 1.000 sorveterias com empreendedores do setor com objetivos parecidos com o seu, mas uma coisa os demais negócios não têm: VOCÊ!

Ter um sorvete diferenciado e de qualidade vai depender muito da sua busca por novos conhecimentos e novidades. É preciso ter ousadia para experimentar novas receitas e métodos de produção do sorvete e açaí.

Nesse sentido ter flexibilidade mental é uma característica comum de empreendedores que alcançam a excelência em seus produtos e negócios.

NA PRÁTICA O QUE FAZER? ● Tenha ousadia com uma dose de pé no chão - Não se dê limites, mas também entenda as impossibilidades do momento. Seja curioso, experimente, faça contatos! Todo aprendizado e experiência pode contribuir para o seu empreendimento;
●Seja um observador ativo do seu mercado - Observe bem o mercado para agir no momento certo implementando novidades e seguindo a evolução dos consumidores;
●Sonhe grande - “Sonhar pequeno e sonhar grande dá o mesmo trabalho”, Jorge Paulo Lemann.

Qual dessas dicas você pode começar a praticar hoje mesmo? Conhece alguém que pode se beneficiar com esse conteúdo? Compartilhe esse artigo, e ajude-nos a chegar em mais pessoas.

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