O site da Foodbase usa um sistema de inteligencia artificial que memoriza os dados de navegaçao no seu dispositivo para personalizar conteúdos e anúncios. Também compartilhamos essas informações com terceiros, como Google, JivoSite, Hotjar e outros.
Isto serve para tornar o nosso site mais fácil para você usar.
fechar
saiba mais

Descubra quais são as máquinas e equipamentos para começar a fazer sorvetes e açaí

Foodbase - Máquinas e equipamentos para sorveterias Foodbase - Máquinas e equipamentos para sorveterias
Quer começar a produzir sorvete e creme de açaí? Descubra as máquinas e equipamentos necessários.

Se você está começando é importante entender quais máquinas e equipamentos comprar. Assim como os ingredientes para sorvete, a escolha certa dos equipamentos para a produção de gelados comestíveis faz toda a diferença na qualidade do seu produto.

Importante ressaltar que o tipo de equipamento vai depender da sua estratégia e modelo de negócios como já falamos nesse artigo aqui. A primeira coisa antes de saí comprando é fazer uma lista. Você pode separar por setores:
A. Produção;
B. Armazenamento/conservação;
C. Atendimento.
Confira abaixo a lista das principais máquinas e equipamentos necessários para a fabricação de sorvetes para abrir a sua sorveteria e/ou açaiteria de sucesso.

1.Quais as máquinas e equipamentos necessários para abrir uma sorveteria e/ou açaiteria?

1.Balança digital (A e C) - A balança é um dos elementos mais importantes. Pois uma pesagem de precisão é essencial para o balanceamento correto na hora de produzir a calda. Se for produzir poucas quantidades prefira balanças que posso te permitir uma precisão melhor.

2.Liquidificador industrial (A) - o tamanho vai depender do seu bolso permitir e produção. Ter um liquidificador industrial profissional é importante para permitir, principalmente, uma melhor homogeinização da mistura. Fique atento a potência na hora de comprar esse equipamento.

LEIA TAMBÉM: APRENDA COMO FAZER 2 DELICIOSOS CREMES DE AÇAÍ COM APENAS 4 INGREDIENTES!

3. Produtora de sorvete/açaí/picolé (A) - é essa máquina que vai permitir que a calda se transforme em um delicioso sorvete. Antes de definir qual comprar é importante saber para que tipo de sorvete, se é para sorvete expresso, sorvete de massa, açaí e etc.
Para sorvetes de massa e açaí é bom que seja uma máquina com capacidade para fazer pelo menos 10 litros de uma vez.

Na hora de comprar ficar atento a voltagem, tamanho (cabe no seu espaço de produção?). Para começar pode valer a pena adquirir máquinas e equipamentos usados. Antes de comprar sua produtora de sorvete, é importante pensar se a marca escolhida tem uma manutenção cara. Informe-se!

4. Freezer para a maturação (B)- com regulagem de temperatura.;

5. Freezer para a fase de congelamento (B)- com regulagem de temperatura que chegue a -25ºC;

6. Freezer para conservação (B e C) - com regulagem de temperatura para armazenar o sorvete pronto geralmente entre -18°C e - 15°C;

7. Freezers para sel-service e armazenazem do sorvete e açaí (B e C)- se o seu modelo de negócios é self-service o ideal é que tenha um freezer separado para a conservação de açaí. O Açaí requer uma temperatura mais baixa na hora de servir que fica entre -13ºC e -10ºC (depende da região e do gosto do cliente). Já para os sorvetes essa temperatura pode ser de -15ºC.

#DICAS 1.Fique atento ao espaço disponível para a sua área de produção e escolha as máquinas e equipamentos que caibam confortavelmente no seu ambiente.
2.Planeje-se para que os gastos sejam amortizados com o tempo.

Veja essa ferramenta que te ajudará a calcular seu lucro estimado.

Gostou do conteúdo? Compartilha!

Esse post faz parte da série “Como abrir uma sorveteria de sucesso?” Veja mais aqui.

Fale conosco

Vamos te guiar passo a passo. Para começar, insira o seu nome.