O site da Foodbase usa um sistema de inteligencia artificial que memoriza os dados de navegaçao no seu dispositivo para personalizar conteúdos e anúncios. Também compartilhamos essas informações com terceiros, como Google, JivoSite, Hotjar e outros.
Isto serve para tornar o nosso site mais fácil para você usar.
fechar
saiba mais

Comece por aqui: 4 coisas para saber antes de abrir uma sorveteria

Foodbase - 4 coisas para saber antes de abrir uma sorveteria Foodbase - 4 coisas para saber antes de abrir uma sorveteria
Descubra 4 coisas que você deve saber antes de empreender no ramo de sorvetes.

Estamos com uma série de textos sobre como ter uma sorveteria de sucesso.
Este é o segundo artigo.

Confira aqui o primeiro artigo da serie

Neste texto, vamos te contar 4 coisas que você deve saber antes de empreender no ramo de sorvetes.

Vamos lá!

4 COISAS PARA SABER ANTES DE ABRIR UMA SORVETERIA

1.Conheça o mercado

A abertura de qualquer empreendimento exige a pesquisa e o estudo de mercado com antecedência. Com o segmento de sorvetes não é diferente.

Para pensar o seu negócio e traçar uma estratégia de atuação, você precisa saber como é o mercado consumidor, quais as tendências para o ramo de sorvetes, e ainda como os concorrentes atuam.

Separamos esse conteúdo aqui, para você se aprofundar e saber mais sobre quais pontos analisar em um estudo de mercado. É só clicar para abrir.

Conhecer o segmento de sorvetes será essencial também para escolher o melhor modelo de negócios para a sua realidade, como veremos a seguir.

2.Defina o seu modelo de negócios

Uma das coisas mais interessantes do mercado de sorvete é a grande oferta de modelos de negócios que se pode adotar. Tem para todos os gostos e bolsos.

Primeiro defina se será delivery, loja física, venda de porta em porta ou uma mistura desses tipos. É possível optar por franquias e marca própria.

Lojas tipo gelateria italiana, por exemplo, focam na tradição do sorvete italiano, que é diferente do sorvete de massa e é focado em um público com maior poder aquisitivo. Perceba que nesse caso a localidade para esses lugares são geralmente bairros mais nobres e centrais ou em shoppings.

Entenda a diferença entre, sorvete, gelato, creme de frutas e sorbet aqui.
Um outro modelo é a boutique de gelados. Esse tipo de loja visa trazer uma experiência de consumo para toda a família. Isso significa que ela deve oferecer além do sorvete tradicional, sorvetes funcionais, para diabéticos, para veganos, intolerantes a lactose entre outros.

Conhecer as oportunidades e desafios de cada modelo é imprescindível para decidir qual tipo de negócio é o mais adequado para sua realidade e para o consumidor que você deseja alcançar. Essa escolha te ajudará a se posicionar e se diferenciar melhor no mercado.

Leia no artigo sobre como diferenciar sua sorveteria e/ou açaiteria no mercado

3.Conheça e planeje todos os custos

Um outro aspecto que muitas vezes acaba recebendo menor atenção é o levantamento dos custos: da infraestrutura até a abertura.

Ter no papel, em planilhas e arquivos todos os valores referentes ao seu novo empreendimento auxilia no planejamento e no controle, pois te dá uma visão geral da possibilidade de lucro, quanto capital de giro, quais investimentos futuros e etc.

Não deixe nada ao acaso. Ter esse conhecimento vai te ajudar também na estruturação do seu plano de negócios.

Realizar o plano de negócios é vivamente indicado pelo sebrae e por especialistas no setor. Esse documento vai conter informações para te ajudar a se estruturar antes de abrie a sorveteria.

Por fim, planeje a abertura de sua sorveteria. Até a estação do ano pode ser um impulso criativo na inauguração do seu negócio.

4.Aprenda a fazer sorvete e a empreender

Aprender a fazer o sorvete é uma etapa importante antes mesmo de abrir a sorveteria. Isso porque, desta forma você pode analisar se é para você produzir sorvete (é apaixonante, garantimos!), testar receitas e etc.

Para isso participar de cursos e feiras do setor, como a FISPAL, é essencial para começar a se familiarizar com esse mercado. Descubra o segredo dos mestres sorveteiros para um bom sorvete

Aprender com sorveteiros mais experientes em cursos, e principalmente saber ouvir para cometer menos erros será crucial para o sucesso.

Por meio desse tipo de formação você também terá contato também com outras pessoas que já empreendem ou que estão começando no ramo. Assim você vai poder aprender com a experiência dos outros e ainda realizar "network" e parcerias relevantes para o seu negócio.

Acompanhe a nossa série de artigos sobre como abrir uma sorveteria de sucesso! No próximo artigo, vamos falar sobre a escolha do local. Inscreva-se em nossa newsletter para ser avisado.

Gostou desse conteúdo? Compartilha!

Fale conosco

Vamos te guiar passo a passo. Para começar, insira o seu nome.