Conheça nossos lançamentos. Agora mesmo!

Artigo

Blog Single

Sorvete, Gelato, Creme de Frutas e Sorbet, você sabe qual a diferença?

Com diferentes sabores, texturas e composição, cada uma dessas sobremesas frias tem o seu lugar no paladar dos consumidores.

Na hora de montar o cardápio da sua boutique de gelados, é importante escolher uma delas para se especializar e se tornar reconhecido, como, por exemplo, ter o melhor açaí ou o melhor sorvete de chocolate com avelã, por exemplo! Mas também é imprescindível oferecer variedade para o seu cliente.

Confira mais dicas para montar o cardápio ideal e vender mais.


Para isso, você precisa saber exatamente o que é cada uma delas, já que é bastante comum confundirmos um sorvete com gelato, um creme de frutas com sorbet e por aí vai.

Quer entender um pouco mais sobre essas sobremesas? Continue lendo esse artigo.

1.Sorvete de Massa X Gelato Italiano Artesanal

A diferença dessas duas sobremesas não está apenas no nome. Está principalmente no modo de fazer e na qualidade dos ingredientes. Entenda a diferença entre cada uma:

Quer mais dicas para um bom sorvete? Clique aqui!

Sorvete de massa

Sua produção tem caráter mais industrial, ou seja, ele precisa durar mais do que apenas um dia (o que não ocorre com o gelato italiano artesal). Para não perder a consistência com o tempo, ele costuma ter mais açúcar e requer temperaturas mais baixas, o que impede que ele congele totalmente.

Para criar um sorvete de massa, se utiliza leite e gorduras vegetais, além de saborizantes, que podem ser opcionais. Em versões mais artesanais, utiliza-se frutas frescas ou polpas, o que faz toda a diferença no sabor.

Gelato Italiano artesanal

Apesar da palavra “gelato” em italiano ser traduzida como “sorvete”, esse tipo dee gelado possui diferenças significativas em relação ao sorvete de massa o que o faz merecer ser classificado em uma categoria a parte.

O gelato exige preparação diária, por isso, não leva conservantes. Além disso, tem menos gordura e ar, sendo mais cremoso e derretendo na boca mais facilmente.

Outra diferença está na temperatura de congelamento. O gelato não cristaliza porque a sua fase de maturação é descontínua e ele é servido entre -10º e -12º. Já o sorvete de massa é produzido nos freezers onde o congelamento é contínuo. Na produção do gelato sempre há a pasteurização do produto.

Sua receita envolve ingredientes frescos, preferivelmente orgânicos, além da “panna”, o creme de leite italiano.

2. Sorbet X Creme de Frutas



Sorbet

O sorbet é o sorvete que não leva leite ou derivados em sua composição, sendo feito apenas de água, açúcar e fruta. Ele não possui gordura - nem vegetal e nem animal -, ou seja, é uma opção mais saudável.

Geralmente são leves, de consistência mais fina. Na Itália o sorbet geralmente é utilizado para limpar o paladar entre um prato e outro.

Creme de Frutas

Assim como o sorbet, o creme de fruta também não usa derivados do leite. No entanto, ele leva em sua produção outros ingredientes que proporcionam uma sobremesa mais cremosa e também podem ser pasteurizados, o que os tornam mais seguros e livres de contaminação.

O creme de frutas mais amado pelos brasileiros no momento é o creme de açaí. Alguns sorveteiros têm o costume de adicionar leite em sua produção, mas, atenção: isso faz descaracteriza o creme de frutas, além de torná-la inadequada a intolerantes a lactose e veganos.

Na hora de escolher os produtos para a sua boutique de gelados não existe escolha errada. O importante, além de oferecer boas opções, é escolher os melhores ingredientes e fazer um balanceamento correto.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo dos gelados comestíveis? Então acompanhe-nos em nossas redes sociais.