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Muito além do sorvete: garanta a melhor experiência para o seu cliente

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Como é a experiência do seu cliente? Confira nossas dicas e avalie a que você oferece em sua sorveteria.

O relacionamento com o cliente é um dos fatores determinantes da saúde do seu negócio. Para fazer do seu estabelecimento uma sorveteria de sucesso é necessário mais do que garantir um alimento de alta qualidade.

Isso porque investir em boas práticas de atendimento, cuidados com o ambiente e a cordialidade com os clientes não podem ficar em segundo plano.

No ramo de sorvetes não é diferente. De acordo com a Ablac, o atendimento ruim se configura como uma das maiores causas de perda de clientes em todos os ramos.

Mas o que atendimento tem a ver com experiência do cliente? Tudo! Por isso continue a leitura e avalie como é a experiência que você proporciona para os seus clientes.

Como diferenciar a sua sorveteria: inove e saia na frente da concorrência

Como criar uma melhor experiência para o cliente ao cliente

1.Experiência do Funcionário

Sim, é isso mesmo. Ao pensar a experiência que o cliente terá em sua sorveteria você deve iniciar pela experiência do funcionário que irá atender o seu cliente.

Já que é ele que está na ponta do trabalho e das interações que ocorrem no seu estabelecimento. Essas também foram as conclusões da Harvard Business Review, em relatório de estudo sobre a relação entre a felicidade dos clientes e a felicidade dos funcionários.

Isso quer dizer que o funcionário demanda dois principais cuidados:

a) Um bom treinamento, no qual ele integre uma equipe preparada, conheça os produtos, e saiba não só o que deve ser executado, mas seja incentivado a conhecer e transmitir os valores do seu negócio.

b) Mais que orientação sobre as tarefas a serem desempenhadas, é necessário valorizá-lo e criar um ciclo saudável de gentileza e bem-estar no seu estabelecimento. Tratar bem o funcionário faz com que ele se interesse mais em tratar bem seus clientes.

2.Experiência do cliente em sorveterias e açaiterias

É possível definir a experiência do cliente como resultado da percepção dele ao interagir com a sua empresa, seja online ou offline. Para pensar a experiência do cliente é importante:

Tenha empatia - coloque-se no lugar do cliente. Não é à toa que existe a máxima: “o cliente em primeiro lugar”. Questione a forma de atendimento de sua sorveteria e açaiteria, especialmente a partir dos feedbacks recebidos. Saiba ouvir as reclamações e agradeça os retornos e eventuais avaliações.

Não confie extremamente em seu próprio julgamento. Pode ser interessante contratar serviços de avaliação de atendimento como cliente oculto.

- Crie um canal de comunicação direta - peça a autorização de seus clientes para cadastrá-lo em uma lista de envio de promoções e novidades, por exemplo. Essa simples ação pode ajudar a manter um bom relacionamento, além de ser uma forma de estar sempre na mente do seu cliente. Atenção para não ser o chato que fica mandando mensagem de promoções toda hora. Ninguém gosta! É interessante personalizar o atendimento o máximo possível e ao mesmo tempo simplificar o contato ao máximo.

- Conheça seu cliente e supere as expectativas - seja com boas promoções, brindes, degustação de novos sabores e outras estratégias criativas. É importante deixar um potencial cliente atraído pelo seu produto e atendimento, mas é muito mais especial seguir encantando a clientela que se mantém leal e confia no produto que você oferece.

Tudo certo até aqui? Se sim, mão na massa! Na prática, como você e sua equipe podem criar uma boa experiência do cliente? Da entrada do cliente no estabelecimento até sua saída?

3. Atenção nos detalhes

NA PRÁTICA, ATENÇÃO É A REGRA!
Veja esse pequeno roteiro de como você pode atender o cliente em seu estabelecimento.

a. Ao entrar - recepcione o cliente adequadamente. Pergunte se é a primeira vez que ele vai até sua sorveteria, explique como funciona. Seja educado e interessado. Pergunte se deseja experimentar algum sabor. Apresente o cardápio, fale sobre a especialidade da casa e de forma bem sútil deixe claro o diferencial do seu produto.

b. Após a apresentação - dê espaço para ele escolher. A linha entre o bom atendimento e a abordagem em excesso pode ser tênue. Garanta que ele seja atendido, mas sem cercá-lo.

c. No pedido - Seja rápido e capriche na apresentação. Ninguém gosta de ficar esperando e nem que a comida tenha um aspecto ruim.

d. Antes do cliente ir embora - Peça um feedback, pergunte sobre como estava tudo. Se tem algum sabor que ele gostaria de sugerir, ou alguma outra consideração. Se preferir, esquematize essa avaliação em um folheto e

Perceba que o ambiente também, faz parte da experiência que o cliente terá em sua boutique de gelados. Assim tenha muito atenção a alguns pontos, como:

Música ambiente - Pode ser interessante que tenha uma música para animar o ambiente. Mas tenha cuidado na escolha. Prefira música neutra e não muito alta. Evite estilos marcantes que possam despertar desconforto ao "gosto" pessoal de seus clientes. Lembre-se eles estão ali para também degustar o encontro com os amigos, namorado(a) ou com a família.

Organização - Nenhum item do cardápio pode faltar. Se faltar, ofereça algum tipo de brinde para o seu cliente para que ele não saia com uma impressão ruim ou de falta de cuidado na manutenção dos produtos apresentados no cardápio.

Limpeza - Apareça e transpareça limpeza e boas práticas de higiene. Temos um artigo sobre a segurança dos alimentos neste blog. Leia mais aqui!

Esse é o momento!

Verifique como você pode aprimorar suas estratégias e garantir a melhor experiência para o seu cliente, levando em conta a experiência dos seus funcionários e a atenção aos detalhes é claro.

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