Conheça nossos lançamentos. Agora mesmo!

Artigo

Blog Single

Sorveteria sustentável: 4 atitudes para que a sua sorveteria seja mais amiga do meio-ambiente

A preocupação com o meio ambiente deixou de ser apenas um assunto distante e passou a despertar um senso de responsabilidade cotidiana em todos.

Mas o que você, sorveteiro, tem a ver com isso?
Além de ser parte desse mundo, você é proprietário de uma empresa que também gera lixo e poluição. Então, é seu dever cuidar dessa grande casa que te acolhe e adotar, pelo menos, algumas atitudes para que a sua sorveteria seja mais amiga do meio-ambiente.

Fazer ações sustentáveis pode se revelar uma ótima estratégia de negócio. O consumidor está mais exigente, buscando e valorizando empresas com atitudes mais conscientes e inovadoras.

Não quer perder essa oportunidade e não sabe o que fazer? Confira algumas inspirações e atitudes simples para colocar em prática e transformar a sua sorveteria em um estabelecimento mais sustentável.

Como criar um cardápio profissional? Saiba mais!

1. Se livre de um dos maiores inimigos da natureza: o plástico!

Uma pesquisa do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) mostrou que 95% do lixo encontrado nas praias do Brasil são itens de plástico. Esse material está em diversos itens de utilidade diária mas é um dos mais prejudiciais para a natureza, justamente pelo tempo que leva para se decompor e os riscos que oferece para a fauna maritima.

Existem diversas opções além do plástico. Assim se você costuma oferecer o canudinho em milk-shakes, sucos e /ou outras bebidas é melhor repensar.

Tartaruga encontrada com canudinho plástico. | Fonte imagem: site O grito do bicho

Você pode oferecer canudinhos de outros materiais. Algumas cidades, como o Rio de Janeiro e Brasília, já proibiram esses itens o que passou a fomentar um mercado de alternativas com modelos em bambu, em metal, em madeira, de papel e também comestíveis.

Uma opção seria também vender os kits ecológicos. Se o usuário quer usar o canudinho ele pode comprar o próprio kit em sua sorveteria caso ainda não tenha. Além de não gerar lixo é mais higienico.

Optar por não usar e não oferecer aos clientes o canudo de plástico é uma ação inteligente e consciente. Essa simples escolha vai educar seus clientes, trazer algo novo para a sua sorveteria, gerar economia e fazer uma grande diferença para nossa sobrevivência no planeta.

Na casquinha e na cestinha é mais gostoso (e sustentável!)!
Prefira oferecer sorvetes na casquinhas. Além de ser mais gostoso a sua sorveteria se torna mais amiga do meio-ambiente.

É claro que é sempre melhor uma alternativa que não gere nenhum lixo, como, por exemplo, oferecer o sorvete em cestinhas ou casquinhas comestíveis ao invés de copinhos de plástico. Aproveite que o açaí na casquinha está em alta e use essa ideia a seu favor!

Prefira também utilizar pazinhas e palitos de madeira de reflorestamento e copos biodegradáveis ou de vidro.

Os sorvetes e açaí também podem ser servidos em taças de vidro, sendo possível criar até uma alternativa retornável, como por exemplo uma caneca ou taça da sorveteria personalizada, para que o seu cliente, na próxima vez, possa usar a própria embalagem. Assim, você não só ajuda o meio ambiente, mas também constrói uma boa imagem.

Açaí e sorvete sem açúcar: confira o artigo sobre o tema!

2. Pratique e incentive a separação do lixo

unsplash-logoImagem by Paweł Czerwiński

Além de ajudar na preservação da natureza e na diminuição de resíduos, realizar a separação do lixo pode ajudar na melhor destinação desses materiais. Existem muitas empresas que compram resíduos. Então, ao invés de gastar dinheiro com o lixo, é possível ganhar dinheiro com ele.

Deixe pontos para lixo úmido, lixo seco, vidro, metal, papel e plástico. Coloque placas para mostrar aos seus clientes qual material vai em cada lixeira e faça parceria com associações de catadores de papel, latinha e empresas que já compram outros resíduos dando a devida destinação.

3. Incentive o uso de bicicletas

Incentive o uso de Bicicletas
unsplash-logoImagem by Tiffany Nutt

Crie campanhas para incentivar o seu cliente a ir de bicicleta até a sorveteria, além de ajudar o meio ambiente, ele também estará queimando calorias. No delivery, os entregadores podem usar bike para entregas de curta distância. E, é claro, faça um bicicletário em sua loja!

Para inspirar uma atitude mais ousada, confira a história de uma sorveteria sustentável nos Estados Unidos cujos funcionários pedalam para gerar a energia que irá produzir o sorvete e os clientes também podem fazê-lo e ganhar brindes.

4. Não menospreze a importância de pequenas ações

Muitas vezes as pessoas querem ajudar o mundo a ser um lugar mais sustentável e não sabem o que podem fazer, mas muitas dessas atitudes são simples e fáceis de realizar.

Lembre-se que cada simples ação do dia a dia pode ter uma reação gigantesca, já que, somadas, as atitudes de todos têm um impacto enorme. Por que não usar essa força para fazer bem ao nosso planeta?

Comece já a colocar em prática as dicas que falamos aqui, que, com o tempo, vai repercurtir positivamente no bem-estar de todos. Abrace essa oportunidade de melhorar a vida e os negócios!

Listamos apenas algumas inspirações para você começar a pensar em uma sorveteria mais sustentável, mas há muitas outras.

Não se esqueça: cada atitude importa!


Lembrou de alguma ação que você faz aí na sua sorveteria sustentável e que não colocamos em nossa lista? Compartilhe nos comentários!

SAIBA MAIS:
Sanitário que não utiliza uma gota de água

ALGUMAS EMPRESAS QUE VENDEM PRODUTOS MAIS ECOLÓGICOS:

Sorbos - produz canudinhos comestíveis;
Agora sou eco- produz canudinhos de inox e outros produtos práticos para o dia a dia sem plástico;
Menos 1 lixo - faz copos retornáveis para que o usuário possa levar na bolsa, para onde quiser e assim não usar descartáveis;
Positiva - faz produtos de limpeza ecológicos.