Conheça nossos lançamentos. Agora mesmo!

Artigo

Blog Single

5 super tendências do mundo do sorvete para o verão 2022

O calor já começou com toda força desde o início de setembro. Hoje, 23 de setembro, para comemorar o início da primavera no hemisfério sul e também o dia do sorvete, trouxemos do nosso observatório para você este artigo com 5 super tendências do mundo do sorvete para 2022.

Continue a leitura e fique por dentro!

5 super tendências para o mercado de sorvete em 2022

1.Sabores inovativos e sorvetes livres de (FREE FROM)

Seguindo a linha de alimentação saudável que vem sendo tendência nos últimos anos, de acordo com o site Food Processing a procura por sabores inovativos inclui além do inusitado alimentos mais saudáveis com fórmulas livres de leite ou derivados, sem transgênicos (GMO-free), sem conservantes e preferivelmente com ingredientes orgânicos e com baixo teor de açúcar e gordura adicionada.

Para atender a esse público, cremes de frutas (sem leite) com uma fórmula limpa de frutos como cacau (não é chocolate!), cajá e bacaba-açu podem surpreender positivamente seus clientes por seus sabores marcantes e inusitados.

Além disso, pode ser interessante criar opções com proteína vegetal. Que tal sorvete de amêndoas e castanha de caju vegano? São inúmeras as possibilidades. Resumindo: abuse da criatividade e das frutas tropicais!

LEIA TAMBÉM: NOVA LINHA DE SOLUÇÕES PARA SORVETES E PICOLÉS VEGANOS

2.Novo normal: sorvete premium

Em busca de produtos com mais qualidade e benefícios para a saúde, os consumidores estão cada vez mais preferindo sorvete premium. Assim, a tendência é que o sorvete premium se configure como normal. Nesta pegada fazer sorvetes com ingredientes de alta qualidade, orgânicos e funcionais é o caminho para atender o consumidor que procura este sorvete.

Se você ainda não produz um sorvete premium e acha complicado porque pode elevar o custo e seus clientes já estão “acostumados”, uma alternativa poderia ser criar uma nova marca ou uma linha premium para esta tipologia de gelado.

A primeira estratégia é também recomendação da especialista Márcia Garbin, em uma de suas palestras na INOVA SORVETE 2021. Mas é claro que é necessário analisar o mercado para tomar a decisão que pode funcionar melhor para você.

3.Entregador próprio: trend para o delivery de sorvetes

Que o delivery se tornou e continuará sendo o preferido das pessoas nós já sabemos. Agora é hora de pensar em como melhorar esse modelo de negócios para melhorar a experiência do cliente ao receber o sorvete em casa.

A entrega do produto faz parte da experiência que o seu cliente vai ter com o seu negócio. Não é à toa que uma das grandes reclamações quanto ao serviço de delivery de gelados comestíveis é o fato do produto chegar muitas vezes derramado, derretido ou ao fato do entregador apoiar a bolsa ou o produto no chão.

O que pode ser feito?

Colocar a culpa no entregador não vai adiantar, afinal o cliente pediu o sorvete da sua sorveteria. Tenha a clareza de que você é responsável por garantir que toda a experiência do seu cliente seja positiva. Assim, é uma tendência crescente entregadores próprios. Com isso será possível treinar o entregador para promover o seu produto e fazer com que o seu cliente tenha uma experiência mais positiva.

4. Embalagens sustentáveis

Outra trend é a adoção de embalagens sustentáveis, não apenas na entrega, mas também no ponto de venda. Optar por diminuir o consumo de embalagens não ecológicas como a de isopor ou de plástico é urgente. Pesquisas apontam que os consumidores estão cada vez mais preocupados com esse aspecto.

O que pode ser feito?

Opte por embalagens sustentáveis desenvolvidas especialmente para gelados comestíveis (de materiais biodegradáveis). No ponto de venda também pode ser interessante dar a opção para o cliente de compra de um kit de talheres e canudos reutilizáveis para uso pessoal. Assim ele pode ter sempre com ele na bolsa na mochila para usar na hora de tomar o sorvete. É uma solução higiênica, ecológica e que melhora a experiência do consumo em relação às colheres de plástico.

5.Sorvete para pets

Sorvete bom para cachorro e gato promete ganhar cada vez mais o coração dos amigos dos pets. A expectativa é que esta seja uma tendência que se consolide nos próximos anos. Sendo um nicho muito específico é importante estudar as perspectivas de comunicação e receitas, já que os bichanos não podem consumir o mesmo sorvete que nós humanos consumimos.

Estudar e criar receitas naturais e sem adição de nenhum tipo de açúcar são desafios desta tendência. Que tal começar a planejar essa possibilidade para seus clientes?

Estas foram 5 super tendências que observamos para 2022. Fique sempre atualizado: inscreva-se em nossa newsletter e siga a gente nas redes sociais.

___________________

Referências:

https://brasil.mintel.com
https://www.mintel.com
https://www.barry-callebaut.com/es-MX/manufacturers/trends-insights/top-10-trends-watch-ice-cream
https://www.foodprocessing.com.au/content/food-design-research/news/new-ice-cream-trends-emerge-but-flavour-still-king-162269565
https://www.mordorintelligence.com/industry-reports/ice-cream-market