O site da Foodbase usa um sistema de inteligencia artificial que memoriza os dados de navegaçao no seu dispositivo para personalizar conteúdos e anúncios. Também compartilhamos essas informações com terceiros, como Google, JivoSite, Hotjar e outros.
Isto serve para tornar o nosso site mais fácil para você usar.
fechar
saiba mais

Conheça os principais ingredientes da produção de sorvete

Foodbase - Conheça os principais ingredientes da produção de sorvete Foodbase - Conheça os principais ingredientes da produção de sorvete
Você sabe quais são os ingredientes do sorvete? Descubra agora mesmo nesse artigo!

O sorvete é um alimento gelado que não tem hora nem lugar para ser consumido. Uma das melhores combinações para dias de sol. A iguaria foi inventada há mais de três mil anos, e de lá para cá foram implementadas tecnologias para a melhoria do produto, antes feita apenas com neve e frutas.

Para se fazer um bom sorvete é importante ter conhecimento dos métodos e ingredientes para se alcançar a textura e qualidade almejadas. Você sabe quais são os principais ingredientes para a produção do sorvete?

Continue a leitura e descubra.

principais ingredientes da produção de sorvete

Elementos-chaves: como é feito o sorvete?

Os ingredientes primordiais do sorvete são: a água, adoçante, leite e sabor, que podem aparecer em diferentes formas.

A sacarose é o adoçante mais utilizado, pode-se usar o açúcar cristal ou demerara). ou xarope de milho. A sacarose não só adoça, como também age balanceando a formação de gelo atua como anticongelante. O leite, que contém a água e a gordura, estrutura a mistura ajuda a conservar o aroma da mistura. Entenda os desafios na hora de criar um sorvete sem açúcar;

Além desses elementos o ar também é um elemento do sorvete. É incorporado ao bater os ingredientes e torna o sorvete menos “frio” ao paladar. Na escala industrial, isto é, quando produzido em grandes quantidades, o ar é injetado na mistura e vai contribuir para uma melhor sensação e suavidade ao consumo. Sorvetes de massa possuem entre 30 a 45% de ar incorporado.

Saiba a diferença entre sorvete de massa, gelato, sorbet e creme de frutas.

Já para conferir sabor ao sorvete pode ser feito com a adição de polpa de frutas, frutas frescas, chocolates e/ou saborizantes.

Saborizantes e seu papel

Os saborizantes fortalecem a cor e o sabor no resultado final da produção de sorvetes. Enquanto algumas frutas têm cores e sabores muito marcantes quando misturados com leite, açúcares e demais ingredientes na produção do sorvete, outros têm o seu sabor descaracterizado, como o abacaxi.

Nesse caso é importante usar elementos que ajudam a corrigir as especificidades de cada fruta. Saborizantes podem ajudar nesse aspecto de acentuar o aroma e o sabor do sorvete.

Na produção de sorvetes de massa, seja em sorveterias e em escala industrial, o ideal é usar ingredientes que vão manter e agregar qualidades ao produto, com garantia de rendimento e durabilidade. A qualidade da matéria-prima é uma das principais preocupações que você deve ter.

O uso de insumos de baixa qualidade pode impactar no resultado final.

Leia também: Criatividade e rapidez no preparo de sorvetes: as bases para sorvete

Os estabilizantes e emulsificantes

Outros dois importantes componentes para a produção do sorvete e manutenção das qualidades do gelado são os estabilizantes e emulsificantes. Os estabilizantes inibem a formação de cristais de gelo da calda após o resfriamento e também dão resistência ao derretimento.

Já os emulsificantes são responsáveis por ajudar na textura macia e homogeneização dos ingredientes, além de proporcionar o derretimento mais lento. As ligas técnicas, que são voltadas para sorvetes com processo a quente por meio da pasteurização, cumprem as funções de estabilizante e emulsificante na produção do sorvete.

Agora que você já sabe dos componentes do sorvete, que tal conhecer sobre as máquinas e equipamentos para a produção do sorvete? Veja aqui!

Fale conosco

Vamos te guiar passo a passo. Para começar, insira o seu nome.